Relatório de Execução das Atividades - Março 2020

De 01/03/2020 a 31/03/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL.

 

  • Formação com funcionários: estagiarias e professoras;
  • Reunião com nutricionista;
  • Participação do voluntário na horta;
  • Construção de brinquedos para compor os cantos das salas e áreas externas;
  • Construção de trocador de alvenaria;
  • Construção de jogos;
  • Reunião com a prof. Gerson da FATEC.
2| Resultados Alcançados
  • As famílias contribuíram respondendo a avaliação do período de adaptação;
  • Parceria com a FATEC;
  • Momento de adaptação das crianças tranquilo e prazeroso;
  • Propostas prazerosas e momento tranquilo no período contrario de aula;
  • Satisfação das famílias registradas na avaliação de adaptação.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • No horário de almoço dos funcionários eles exploram o espaço organizado para a leitura;
  • Baixo número de ocorrências no horário contrário de aula;
  • 326 famílias do segmento creche avaliaram positivo a 1° reunião de pais.
Atividades Desenvolvidas
1 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Realizada reunião com todas as estagiárias com o propósito de qualificar as ações delas junto as crianças, sistematizado sobre as atribuições desta função, reforçando da importância do comprometimento delas no desenvolvimento das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Encaminhado para as famílias por meio da agenda dicas de propostas simples para que os pais realizem junto de seu filho(a), com proposito de estreitar vínculo e promover momentos significativos na vida da família. Esta proposta será encaminhada uma vez por semana valorizando uma cultura de paz que permeio o bom relacionamento. Exemplo: Montar uma cabana na sala de casa com lençol e fazer um piquenique com seu filho(a) embaixo.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Reunião com o Prof. Gerson da FATEC, apresentando o projeto Ecoficinas , que tem como objetivo conscientizar a comunidade para a sustentabilidade, ele conheceu o espaço da nossa horta e fará o primeiro encontro com as professoras apresentando o projeto e ensinando a montagem de uma composteira, que poderá posteriormente ser repassado para nossas crianças e famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | As Sementeiras
Completude: 70,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
  • Participação do voluntário Sr. João Marcio no plantio de ervas medicinais e preparo da terra para promover a participação das crianças e famílias no plantio de verduras e legumes.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Tarde Divertida
Completude: 60,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Realizado no período contrario de aula diversas atividades organizadas em circuito, permitindo que as crianças explorassem materiais diversos e os movimentos do corpo, como: pilhar caixas, passar por debaixo de mesa, dentro de bambolê, deslocamento dentro de caixa, subir e descer escorregador, passassem  por cones, etc.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Tarde Divertida
Completude: 60,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Construídos jogos de encaixe com materiais não estruturados e jogo das cores, para enriquecer as propostas no horário contrário de aula, com estes, promover a concentração das crianças e o seu desenvolvimento integral.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Cantos que Encantam
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Participação das crianças na organização dos murais e construção de tapete, garantindo maior significados para elas quanto aos temas e propostas apresentadas. Foram realizado mural de prevenção do COVID-19 e tapetes temáticos contendo os desenhos feitos pelas crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | "Incluir" é muito bom
Completude: 70,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:
  • Construído um trocador de alvenaria para atender as crianças Jamily portadora de paralisia cerebral e Ana Julia portadora de deficiência visual e assim elas possam ser atendidas dentro do segmento pré-escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
  • Chegada da professora Tatiane Santos Miranda do AEE (Atendimento Educacional Especial), realizando um mapeamento de todas as crianças atendidas na unidade escolar organizando as intervenções de orientação junto a equipe da sala regular.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Atendimento individualizado as famílias, com proposito de garantir a integridade dos alunos e orientar os mesmos da importância da ação do adulto no desenvolvimento integral das crianças. Participação da nutricionista Andreia do setor da merenda da prefeitura, para orientar quanto a alimentação, as famílias da criança Esther (síndrome de down) e a família do Dominique do Infantil II, que rejeitam vários alimentos e manifestam dificuldades para se alimentar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Durante o mês de março foi construído pelas professoras os projetos do primeiro semestre pautadas no currículo paulista e BNCC (Base Nacional Comum Curricular), garantindo as crianças propostas e experiências que favoreçam o desenvolvimento, respeitando as especificidades da faixa etária.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Está sendo organizado na sala de descanso, um cantinho de leitura para todos os funcionários, com caixas encapadas de branco e detalhes em azul que serão colocados  diversos gêneros, bem como sofás garantindo um lugar agradável e convidativo para a leitura.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição