Relatório de Execução das Atividades - Junho 2020

De 01/06/2020 a 30/06/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL

 

No dia 03 de junho retomamos o 1° semestre, durante este mês foi realizado  atendimento a comunidade, efetuando duas matrículas devido a solicitações judiciais, atendendo ao pedido da Secretaria de Educação e Cidadania, totalizando 807 crianças matriculadas. Tivemos algumas ações de demanda da secretaria da escola como: solicitações de materiais pedagógicos, de limpeza e alimentos não perecíveis para o preparo das refeições das crianças, em anexo as fotos destas providências. Foram dadas continuidades na entrega das marmitas com o total de 3.666 servidas durante este mês, em anexo o controle de entrega, gráfico deste atendimento e fotos. Foram proporcionadas as famílias as atividades remotamente disponibilizadas pelo link: https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/corona.html, para quem não tem acesso à internet ou não conseguiu acessar, retiraram o planejamento das atividades impresso na secretaria, sendo o total de 306 famílias que necessitaram deste suporte na primeira semana. Foram confeccionadas algumas propostas com materiais não estruturados, seguindo todas as exigências de higienização, estas propostas contemplaram as características da faixa etária de cada criança, de acordo com o planejamento das professoras como:

  • Berçário I e II: Chocalho e dado com imagem de animais.
  • Infantil I: Balangandã e circuito com rolinho e barbante.
  • Infantil II: Desenho com jogo da memória e recorte e colagem.
  • Pré I:  Jogo da memória.
  • Pré II: Tabuleiro com circuito e jogo da velha.

Em anexo os gráficos, as fotos das entregas e da confecção.  Criação de grupos de WhatsApp por sala para atendermos as famílias e aproximarmos das crianças, bem como o envio de informações da unidade escolar e recebimento das atividades realizadas pelas famílias. As propostas remotas semanais estão sendo postadas no LEDI (Laboratório de Educação Digital Interativa), segue o link para acesso:

As professoras participaram da formação oferecida por este meio (LEDI), com os temas: Aprendizagem Inovadoras, Google mexer e Google drive.  

2| Resultados Alcançados

Neste período realizamos diversas pesquisas para conhecer o perfil da nossa comunidade. Por meio de contato telefônico identificamos que 82% relatou que tem mais facilidade de acompanhar as propostas e conversas com a professora via WhatsApp, 15% não possui celular internet de qualidade e com WhatsApp e 3% não querem participar de grupo. A partir do dia 03 de junho foram disponibilizados pelo face book da escola, WhatsApp e cartaz disposto na entrada da escola com o link de acesso e um panfleto contento QR CODE para o acesso. A participação das famílias se deu de diversas maneiras, pelo site da plataforma, grupos de WhatsApp e face book. Disponibilizamos material impresso às famílias que não tiveram acesso à internet. As professoras foram orientadas a acompanhar processualmente a participação das crianças e as famílias.  Segue alguns registros fotográficos (em anexo) e depoimentos das famílias:

  •  Infantil II A - Fhelipe “Ele amou, está se divertindo muito com as atividades”.
  • Pré II B - Mara “Eu trabalho e tenho dois filhos que ficam aí com vocês, eu tenho a plena confiança em deixá-los aí pois sei que toda equipe, é uma equipe de estratégia com plena competência eu tenho a imensa gratidão por tudo e por toda dedicação”.
  • Berçário II B - Arthur Carvalho Mendes “gostou da nova atividade” (foto da criança explorando o material confeccionado pela escola).
  • Infantil IIC - Vanessa (brincando com o jogo da memória).
  • Pré II C - Josiane foto montando quebra cabeça.
  • INF I G – Mãe Bruna (foto da criança realizando atividade de coordenação motora).
  • INF II/PRÉ I A - Erika “Jose brincando com a lousa mágica”.
  • PRÉ I F - Sophya “pinturas, quebra cabeças, e achar a figura certa. Ela adorou”.
  • B II C - Alice “A Alice queria fazer a atividade da irmã e eu dei uma adaptada pra ela brincar tbm objeto na meia  .
  • B II F - Enrico “Enrico se apaixou por está Garrafinha”.
  • PRÉ I D - Mãe Vanessa “Só gratidão pelas propostas, a Helô está amando fazer”.
  • INF II B - Clarice “Clarice brincando com seu irmão, ela amou a proposta”.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto

Obtivemos em média 25% das famílias retirando marmitas durante o mês de junho, sendo compreendida que estas são as que necessitam deste atendimento. Durante a primeira semana de junho 38% das famílias retiraram as atividades impressas, devido à dificuldade de acesso ao portal, fato que com a formação do grupo de WhatsApp pudemos esclarece e encaminhar tutoriais explicativos facilitando o acesso. As interações dos pais pelo WhatsApp estão aumentando a cada dia, pois as professoras estão realizando propostas e compartilhando semanalmente por nível, assim a porcentagem de interação é: Berçário I/II 45%, Infantil I 19%, Infantil II 22%, Pré I 17 % e Pré II 23%. Por meio de contato telefônico e mensagem estamos conversando com as famílias para fazer o levantamento das dificuldades encontradas para a realização das atividades. As propostas construídas pelas professoras com materiais não estruturados tivemos por nível este percentual retirado na escola: Berçário I 3%, Berçário II 16%, Infantil I 18%, Infantil II 18%, Pré I 23% e Pré II 22%.

Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:

Formação com as Professoras realizadas pela plataforma TEAMS, orientando quanto aos planejamentos para este período de pandemia, garantindo que seja possível a realização das mesmas pelas famílias. Abordado também em formação o CURRÍCULO PAULISTA: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA com eixos estruturantes para a organização de tempos e espaços, de modo a garantir experiências ricas para a aprendizagem, o que não combina com a proposição de atividades estanque ou fragmentada. Para as educadoras a formação foi realizada pela plataforma TEAMS abordando o tema das brincadeiras como eixo principal para o desenvolvimento das crianças, foram orientadas também em relação aos protocolos de retorno embasados nas orientações da OMS (Organização Mundial de saúde).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Treinamento com as Professoras e Educadoras sobre a plataforma TEAMS, desenvolvida para facilitar a comunicação e promover a colaboração entre pessoas/equipe da instituição, foram divididas as equipes em pequenos grupos seguindo as orientações de distanciamento, ministrado por Taciano Fernandes, certificado em: Educador Inovador Certificado Microsoft programa – Microsoft Teams: Organize grupos e gerencie recursos em sala de aula – Microsoft Teams: Criação e acompanhamento de espaços de aula colaborativos – Training teachers to author accessible contente – Transform Leaming Microsoft Teams.  Neste treinamento foram possíveis as professoras e educadoras vivenciar na pratica todos os recursos oferecidos pela plataforma.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Continuidades na entrega das marmitas para as famílias neste mês encaminhamos junto um folder informativo, ressaltando a importância da alimentação no crescimento saudável das crianças e onde encontramos tais nutrientes.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração do projeto de saúde bucal “Boca saudável, criança feliz”, pela equipe gestora e o profissional de odontologia, priorizando o cuidar e educar na aquisição de hábitos saudáveis.
Descrição:
  • Recebemos a Dra. Renata dentista em nossa unidade escolar, se colocando à disposição para firmarmos parceria em prol da saúde das crianças. A mesma por meio de seus contatos está estabelecendo parceria para aquisição de escovas de dente para atender nossas crianças
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Conscientização das famílias por meio de um folder, quanto à importância da alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças. Continuidade das entregas de marmitas com frutas e bolo para atender as crianças que precisam deste atendimento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Tarde Divertida
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Construção de Kits entregues semanalmente para as famílias, contendo uma proposta de acordo com o planejamento das professoras, proporcionando momentos de interação entre a criança e suas famílias, valorizando a brincadeira como eixo fundamental para o desenvolvimento delas. Neste mês as educadoras e estagiarias construíram para compor o Kit: balangandã, jogo de trilha, quebra-cabeça com palito de sorvete, latinha de música com imagem de animais dentro para que a criança explore os sons que a imagem representa, binóculos com celofane com várias cores para ampliar as experiências, jogo da memória, lousa mágica, circuito de cordinha e alinhavo.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Tarde Divertida
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Realizado vídeos por nível de propostas brincantes e contação de história, que foram encaminhados para as famílias pelos grupos de WhatsApp, proporcionando momentos para que professores e educadores continuem sendo a referência para as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | "Incluir" é muito bom
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Realizado planejamento de atividades pelas professoras, sendo o mesmo supervisionado pela especialista do AEE (Atendimento Educacional Especial) que entrou em contato com as famílias das crianças com deficiência por telefone, para sugerir e acolher as dúvidas em relação as propostas encaminhadas pelo portal do LEDI (Laboratório de Educacional Digital Interativo) e Grupo de WhatsApp das turmas.  
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Oferecemos às famílias o acesso a algumas ferramentas digitais, como canal de comunicação para o encaminhamento das propostas e estreitar os laços entre a escola e família. WhatsApp, uma conta comercial com o número da unidade escolar, onde as famílias socializam a realização das atividades e tiram suas dúvidas e por onde as professoras encaminham seus planejamentos. Facebbok, onde compartilhamos informações importantes, lives com especialista em educação e onde as famílias podem compartilhar suas experiências. Contato telefônico 0800 como plantão de escuta ativa para quem não tem acesso a internet e por este canal poderemos solucionar as dúvidas, acolher sugestões ou elogios e as famílias podem enviar elogios. Plataforma TEAMS que faremos reunião com as famílias, interagir com as crianças e promover as formações com professores e educadoras.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • As professoras por meio de contato telefônico realizaram um levantamento com as famílias referente às mídias sociais utilizadas pelas mesmas, explicando a proposta e como faremos para garantir que todas as crianças tenham acesso aos planejamentos das atividades. Confeccionado um banner informativo com os endereços de acesso a plataforma do LEDI (Laboratório Educacional Digital Interativo), para que as famílias tenham acesso as propostas planejadas pelas professoras e foi entregue o planejamento impressos pela secretaria para as famílias que não possuem acesso a internet.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Formar para transformar
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com as professoras, realizada pela plataforma TEAMS, orientando quanto aos planejamentos para este período de pandemia, garantindo que seja possível a realização das mesmas pelas famílias. Abordamos também em formação o CURRÍCULO PAULISTA: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA com eixos estruturantes para a organização de tempos e espaços, de modo a garantir experiências ricas para a aprendizagem, o que não combina com a proposição de atividades estanque ou fragmentada. Para as educadoras a formação foi realizada pela plataforma TEAMS abordando o tema das brincadeiras como eixo principal para o desenvolvimento das crianças, foram orientadas também em relação aos protocolos de retorno embasados nas orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Diariamente estamos realizando no pátio da escola um momento com todos os colaboradores de reflexão, compartilhando mensagens de esperança e superação, este foi pensado para promover bem estar e motivação, diante do senário atual de pandemia.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Formar para transformar
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Seis professoras de nossa unidade escolar manifestaram interesse em participar das propostas que serão oferecidas pelo LEDI (Laboratório de Educacional Digital Interativo).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Formar para transformar
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Encontro com agentes operacionais e equipe cozinha com objetivo de acolhê-los e instrui-los quanto aos protocolos de retorno para período de pandemia. Contextualizamos as ferramentas que serão utilizadas para a continuidade das propostas junto às crianças e suas famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição