Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2021

De 01/02/2021 a 28/02/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: FEVEREIRO

  • Criação de grupo de WhatsApp para cada turma de sala.
  • Comunicação com as famílias por meio de contato telefônico, mensagem de WhatsApp, atendimento presencial e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças no atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer a adaptação, estreitando vínculos, ampliando as relações entre crianças com outras crianças, adultos materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário.
  • Confecção de jogos, tapetes e brinquedos para ampliar as propostas dos kits individuais das crianças.
  • Organização de murais para acolhida e identificação da equipe de sala por meio de fotos.
  • Organização dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Organização de horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento.
  • Compartilhamento de murais de conscientização em prevenção a COVID-19.
  • Entrega de refeições para as crianças do atendimento presencial e remoto.
  • Entrega de máscara de proteção facial (face shield) para todas as professoras, educadoras, auxiliares administrativas e agente operacional que controla o acesso dos pais na entrada e saída.
  • Entrega de máscara facial para todas as crianças matriculadas no Pré I e Pré II.
  • Formação com todos os segmentos, ouvindo as expectativas e receios do grupo, para o retorno gradual das crianças, reforçando os protocolos de saúde e estabelecendo combinados para o bom andamento da rotina e acolhimento das crianças e famílias.
  • Limpeza e higienização dos espaços estabelecidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada ambiente.
  • Realização de matriculas e transferências.
  • Acompanhamento das crianças em investigação pela Psicopedagoga.

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

Etapa 1 - Atividades remotas
As professoras criaram grupos das turmas de WhatsApp e encaminharam as propostas disponibilizadas no portal do LEDI (Laboratório Educacional Digital), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas elas organizam os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC e protocolos de retorno. A equipe de sala construiu e organizou kits individuais para as crianças atendendo as especificidades das faixas etárias, sendo armazenadas separadamente para uso individual. As educadoras receberam orientações para a busca ativa (famílias que optaram pelo ensino remoto), realizando no período contrário de aula, vídeos educativos de acordo com as atividades encaminhadas para casa. As educadoras, orientadas pelas professoras planejam com materiais não estruturados propostas de jogos, tapetes, móbiles, chocalhos e realizam a higienização dos materiais individuais das crianças.

Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
A comunicação com as famílias esta acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 15 matriculas, sendo sete de B I, uma de B II, duas de INF I, uma de INF. II, duas de Pré I e duas Pré II. Tivemos seis transferências, uma de INF. I, duas INF. II e três Pré II. As professoras por meio de chamada de vídeo apresentaram a equipe de sala, mostraram os espaços, explicaram a respeito do retorno gradual presencial das crianças. A equipe gestora realizou atendimento presencial com algumas famílias para acolher as angustias e esclarecer quanto as possibilidades de atendimento para este momento – presencial, não presencial com propostas no LEDI e atividade impressa.

Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos
A comunicação com as famílias esta acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 15 matriculas, sendo sete de B I, uma de B II, duas de INF I, uma de INF. II, duas de Pré I e duas Pré II. Tivemos seis transferências, uma de INF. I, duas INF. II e três Pré II. As professoras por meio de chamada de vídeo apresentaram a equipe de sala, mostraram os espaços, explicaram a respeito do retorno gradual presencial das crianças. A equipe gestora realizou atendimento presencial com algumas famílias para acolher as angustias e esclarecer quanto as possibilidades de atendimento para este momento – presencial, não presencial com propostas no LEDI e atividade impressa.

Etapa 4 - Protocolo de higienização

Os espaços foram revitalizados atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada identificamos o local com placas escrito entrada e saída com setas no chão facilitando a visualização, disponibilizamos totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, entrega de proteção facial (face shield) para todos os professores, educadores e agentes que controlam a entrada e saída das famílias, crianças, funcionários e prestadores de serviços, escala  de horário de almoço dos funcionários e crianças, entrega de máscara facial para as crianças do Pré I e Pré II, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e  alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e limpeza diária dos kits individuais das crianças.

Etapa 5 - Entrega das marmitas

Neste mês foram entregues 2.143 (dois mil cento e quarenta e três) refeições, contendo, frutas, sucos e barra de cereal para as crianças, cuja família manifestou interesse. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização.

2| Resultados Alcançados
  • 2043 (duas mil cento e quarenta e três) refeições para as crianças/famílias que manifestaram interesse.
  • 363 (trezentos e sessenta e três) famílias/crianças optaram pelo ensino presencial.
  • 340 (trezentos e quarenta) estão sendo atendidas pelo ensino remoto.
  • Realizado 03 (três) visitas domiciliares para crianças que não conseguimos contato por telefone.
  • 303 (trezentas e três) máscaras entregues para as crianças dos níveis do Pré I e Pré II.
  • 15 (quinze) matriculas efetuadas pela assistente administrativo.
  • Formação para todos os segmentos, qualificando o serviço oferecido as crianças;
  • Espaços e materiais higienizados de acordo com as orientações/protocolos, ampliando a segurança e os cuidados com toda comunidade escolar;
  • Comunicação com as famílias/crianças, estabelecendo os vínculos afetivos e ampliando a confiança e parceria entre família e escola.

 

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  •  Entregues 2143 (duas mil cento e quarenta e três) marmitas.
  • 363 (trezentos e sessenta e três) crianças participando do ensino presencial.
  • 340 (trezentos e quarenta) crianças atendidas no ensino remoto.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Espaços e materiais favoráveis à segurança e desenvolvimento das crianças.
  • Devolutivas positivas das famílias, manifestando satisfação com o atendimento realizado:
  • Jaciara mãe da Sarah do Pré II B “ Quero dizer que a escola creche está maravilhosa, toda voltada para segurança das crianças, dos professores e dos pais, excelente, álcool gel, mascaras nota mil, eu vi alegria nos olhos de muitas crianças, com a volta as aulas, muitas crianças recebem carinho e atenção somente nesse convívio, que Deus abençoe a todos”
  • Marcelo pai do Rodrigo Do Pré I D “Sim ele amou vc me falou que vc é muito legal kkk obrigado mesmo pelo carinho”
  • Fernanda mãe do Riquelme Pré I D “Riquelme também gostou muita tá aqui falando a tia falou que vai passa a receita da massinha, obg pelo cuidado com o meu pequeno e paciência”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:

De acordo com as metodologias no que se refere a esta etapa, as ações desenvolvidas no ano de 2020 foram:

1.1 - Realizado plano de ação conforme previsto, contemplando as ações de modo a garantir a participação das crianças de forma remota.

1.2 - A proposta foi compartilhada com as famílias de forma remota, por meio de grupos de whatsapp com vídeos educativos e bilhetes.

1.3 - Devido a pandemia ocorreu outras estratégias para pesquisa de opinião junto as crianças, como o acompanhamento das professoras por meio de registros das devolutivas das famílias/crianças das propostas encaminhadas remotamente.

1.4 -Devido a pandemia a arrecadação de materiais não estruturados aconteceu no momento da entrega da merenda com cesto disposto para as famílias armazenar os materiais (somente os possíveis de higienização)

1.5 - Os brinquedos foram construídos pela equipe de sala e disponibilizados para retirada pela família semanalmente.

1.6 - Devido a pandemia esta ação não foi possível ser realizada, sendo construídas pela equipe de sala e as famílias incentivadas a interagir com seu filho por meio do Kit encaminhado para casa.

1.7 - Esta ação foi contemplada por meio das propostas realizadas pelas professoras e encaminhadas por grupo de whatsapp e disponibilizada no portal LEDI (Laboratório Educacional Digital Professor Eduardo Augusto Fernandes) para acesso das famílias/crianças.

1.8 - Realizado pesquisa de satisfação com as famílias e comunidade escola.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:

2.1 - Esta ação foi realizada com todos os segmentos. Promovemos dinâmicas de brincadeiras entre a equipe escola, (professor, educador, agentes operacionais e equipe cozinha), onde puderam fazer reflexão da importância das brincadeiras para as crianças.

2.2 - Atividade prevista para após período do relatório.

2.3 - Atividade prevista para após período do relatório.

2.4 - Atividade prevista para após período do relatório.

2.5 - Atividade prevista para após período do relatório.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Esta etapa está prevista para ser iniciada em abril/2021.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:

1.1 - O plano de ação foi realizado conforme estabelecido no Plano de Trabalho e as formações estão acontecendo duas vezes na semana com o grupo de professoras com duração de 5 horas, educadoras uma vez por semana com duração de 4 horas e demais segmentos uma vez ao mês com duração de 2 horas.

1.2.- Atividade prevista para após período do relatório.

1.3 - Atividade prevista para após período do relatório.

1.4 - Atividade prevista para após período do relatório.

1.5 - Atividade prevista para após período do relatório.

 

A psicopedagoga Janaina Altieri, em parceria com a Educação Especial da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania)  realiza observação e acompanhamento das crianças em investigação e preparando flexibilização das propostas, de modo que todas as crianças tenha acesso as atividades planejadas pelas professoras.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:
  • 2.1 - Atividade prevista para após período do relatório.

    2.2 -  Atividade prevista para após período do relatório.

    2.3  - Por meio de contato telefônico, chamadas de grupos de WhatsApp e visitas domiciliares as professoras e educadoras estabeleceram comunicação com as famílias valorizando a importância dos mesmos na condução das atividades planejadas para as crianças. 

    2.4 -  Foram encaminhados para as famílias bilhetes e vídeos por meio dos grupos de whatsapp, a fim de estreitar os laços entre a escola e família.

    2.5   - Atividade prevista para após período do relatório.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Construção de parque de pneus.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 -  Professoras e educadoras se organizaram em equipe e espaço para elaboração do planejamento para organização e ampliação de propostas do parque.

    1.2  - Nas borracharias do bairro foram solicitados pneus para organização de brinquedos no parque, foram construídos animais de pneus, obstáculos e circuito de movimento.

    1.3  - Agente Operacional e equipe de salas contribuíram para fixação de pneus como intervenção no parque.

    1.4 - Atividade prevista para após período do relatório.

    1.5 -  Atividade prevista para após período de relatório.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

1.1 - Esta etapa em 2020 não foi possível de realizar devido a pandemia, e para este ano está prevista para constar no relatório no mês de maio

1.2 - Atividade prevista para após período de relatório.

1.3 - Atividade prevista para após período de relatório.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição