Relatório de Execução das Atividades - Março 2021

De 01/03/2021 a 31/03/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
  • 1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: Março
  • Comunicação com as famílias por meio de contato telefônico, mensagem de WhatsApp, atendimento presencial e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças no atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer a adaptação, estreitando vínculos, ampliando as relações entre crianças com outras crianças, adultos materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário.
  • Reestruturação de jogos, tapetes e brinquedos para ampliar as propostas dos kits individuais das crianças.
  • Organização dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Organização e cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento.
  • Compartilhamento de murais conscientizando a comunidade sobre a alimentação saudável.
  • Entrega de refeições para as crianças no atendimento presencial e remoto.
  • Formação com todos os segmentos, com objetivo de alinhar as ações quanto documentação pedagógica, utilização dos espaços externos, pedagógicas, orientações de busca ativa, importância das emoções para viver em comunidade e programa institucional “A arte de se alimentar com qualidade”.
  • Monitoramento e higienização dos espaços estabelecidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada ambiente.
  • Realização de matriculas e transferências.
  • Acompanhamento das crianças em investigação pela Psicopedagoga.

 

 

 

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 

META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

 Etapa 1 - Atividades remotas
Etapa finalizada em janeiro de 2021.

 Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
A comunicação com as famílias está acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 12 matriculas do segmento creche. A equipe gestora realizou atendimento presencial com algumas famílias para acolher as angustias e esclarecer quanto ao atendimento para este momento.  As professoras e educadoras permanecem em contato com as crianças e famílias pelos grupos de WhatsApp e encaminharam as propostas disponibilizadas no portal do LEDI (Laboratório Educacional Digital), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas elas organizaram os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo nos kits individuais para as crianças, realizando a manutenção de acordo com a necessidade e atendendo as especificidades das faixas etárias, sendo armazenadas separadamente para uso individual. As professoras e educadoras permanecem atuando na busca ativa (famílias que optaram pelo ensino remoto), realizando no período contrário de aula, vídeos educativos de acordo com as atividades encaminhadas para casa e realizando visitas domiciliares, cujo qual não conseguem contato por telefone. As educadoras no período contrário de aula realizam a higienização dos kits individuais das crianças e dos materiais utilizados no dia.

 Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos

 O movimento formativo com o grupo de professores acontece duas vezes na semana, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 13h30 às 16h00, no mês de março o objetivo foi realizar orientações para organização da documentação pedagógica com objetivo de alinhar as ações entre as professoras, facilitando o acesso da equipe gestora, alinhar pauta de reunião de pais com foco nos protocolos e orientações para realização das atividades remotas e reflexão do programa institucional “ A Arte de se Alimentar com Qualidade”.

As formações com os agentes operacionais e equipe cozinha, aconteceu na última quarta-feira e quinta-feira do mês, tendo duração de 2 horas, neste mês possibilitamos troca de experiências quanto ao programa institucional “A Arte de se Alimentar com Qualidade” refletindo acerca da importância da alimentação saudável no desenvolvimento da criança.

As formações com as educadoras estão acontecendo às quartas-feiras das 14h30 às 16h30 pelo Google Meet, neste mês os objetivos foram orientação na realização dos vídeos das propostas, a importância das emoções para viver na sociedade e programa institucional “A Arte de se Alimentar com Qualidade”.

        Etapa 4 - Protocolo de higienização

Os espaços permanecem sinalizados atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada está indicado com placas escrito entrada e saída com setas no chão facilitando a visualização, disponibilizamos totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, entrega de proteção facial (face shield) para todos os professores, educadores e agentes que controlam a entrada e saída das famílias, crianças, funcionários e prestadores de serviços, escala  de horário de almoço dos funcionários e crianças, entrega de máscara facial para as crianças do Pré I e Pré II, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e  alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e limpeza diária dos kits individuais das crianças. Frequentemente a equipe gestora realiza visitas nos setores com objetivo de observar o cumprimento dos protocolos, acompanhar o bem-estar das crianças e funcionários e verificar os espaços buscando trazer para a equipe reflexões de melhoria, garantindo o cuidado com eu e o outro.

 Etapa 5 - Entrega das marmitas

 Neste mês foram entregues 3.219  (três mil duzentos e dezenove)  refeições, contendo, frutas, sucos e barra de cereal e bebida láctea  para as crianças, cuja família manifestou interesse. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização.

2| Resultados Alcançados

 

  • Três mil duzentos e dezenove refeições servidas para as crianças que manifestaram interesse.
  • Atendimento a 156 crianças no ensino presencial e 519 no atendimento remoto, garantindo a todo o acesso as propostas, as interações e estabelecimento de vínculo com a equipe escola.
  • Realizado dezenove visitas domiciliares para crianças que não conseguimos contato por telefone.
  • Doze matriculas efetuadas pela assistente administrativo

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  •  Entregues 3.219 (três mil duzentos e dezenove) marmitas.
  • 363 (trezentos e sessenta e três) crianças participando do ensino presencial.
  • 340 (trezentos e quarenta) crianças atendidas no ensino remoto.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Espaços e materiais favoráveis à segurança e desenvolvimento das crianças.
  • Devolutivas positivas, validando o trabalho da equipe escola:
    • mãe do L.  Inf. II  “Atividade da amarelinha confeccionada pelo L. com o meu auxílio. Ele gostou muito fazendo os números, escritas e colando. Depois se divertiu pulando com a brincadeira”
    • mãe da S. Pré I  “ aqui a S. colocando em pratica o cantinho da leitura e ela adorou, ela vê os desenhos e cria as historinhas”
    • mãe da H. Inf. I  “ Mamães, vamos fazer uma força tarefa de levar nossas crianças, lógico estando doentes ou tendo problemas não, vamos fechar os ouvidos para comentários ao contrário e vamos ser forte, tudo muito organizado tudo cuidado com muito carinho...”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho ( julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Devido a pandemia recorremos a outra estratégia, com arrecadação de materiais pelas famílias sendo higienizadas e encaminhadas aos pais como proposta de kit com orientação de construção de brinquedo de acordo com a faixa etária. (outubro de 2020).
  • 1.7 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Devido a pandemia, recorremos a outra estratégia para realizar a pesquisa com as crianças e famílias, por meio de mensagem de WhatsApp as famílias e crianças relataram os sentimentos vividos de acordo as propostas apresentadas (dezembro de 2020).
  •  

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Professores e educadoras no momento de formação fizeram reflexões de acordo com a proposta do currículo da educação infantil, pensando em estratégia de atividades significativas para as crianças (fevereiro 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. A equipe de professores e educadores em momento de formação puderam colocar seus anseios para temas que pudéssemos nos aprofundar em estudo e de acordo com este levantamento realizado o plano de formação foi realizado.
  • 2.3 – Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (julho 2021).
  •  

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (abril / junho de 2021).
  • 3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (abril / junho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2021 e 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2021 e 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:

2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2021 e 2022).

2.2 – Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).

2.3 - Durante este mês no dia 12 foi realizado reunião de pais online pela plataforma meet, com objetivo de estreitar vínculos afetivos, reforçar quanto aos cumprimentos dos protocolos de saúde em prevenção a COVID-19 e orientar os pais quanto ao acesso as atividades remotas disponibilizadas no LEDI (Laboratório de Educação Digital Professor Eduardo Augusto Fernandes) e registro de presença. As professoras realizaram pesquisa com as famílias para saber o melhor horário para realização da reunião, sendo assim cada sala se organizou para atender a especificidade de acordo com o levantamento dos dados da turma. Obtivemos em média 70% da presença das famílias nas reuniões ( fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022)                                                             

2.4 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho2022).

2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).

3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:

2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2021/ julho de 2022).

2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Esta etapa em 2020 não foi possível de se realizar em 2020 devido a pandemia e o atendimento no momento estar acontecendo apenas de forma remota, e para este ano está prevista para constar no relatório do mês de março ( novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 Etapa prevista para após período do relatório ( novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022). 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição