Relatório de Execução das Atividades - Abril 2021

De 01/04/2021 a 30/04/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: ABRIL

  • Comunicação com as famílias por meio de contato telefônico, mensagem de WhatsApp, atendimento presencial, cartas registradas e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças no atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento das crianças, estreitando vínculos, ampliando as relações entre crianças com outras crianças, adultos materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário.
  • Reestruturação de jogos, tapetes e brinquedos para ampliar as propostas dos kits individuais das crianças.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento.
  • Encaminhamento de orientações às famílias quanto ao incentivo a alimentação saudável.
  • Entrega de refeições para as crianças no atendimento presencial e remoto.
  • Formação com todos os segmentos, com objetivo de qualificar as ações junto as crianças, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Currículo Paulista da Educação Infantil, alinhando as práticas pedagógicas do cotidiano e o tema cuidado com a 1° Infância, com objetivo de ampliar o olhar favorecendo uma rede que proteja as nossas crianças.
  • Monitoramento e higienização dos espaços estabelecidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada ambiente.
  • Realização de matriculas e transferências.
  • Cadastro dos CPF dos responsáveis das crianças matriculadas.
  • Censo Escolar 2021.
  • Acompanhamento das crianças em investigação pela Psicopedagoga.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, carta registrada, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 11 matriculas do segmento creche. A equipe gestora realizou atendimento presencial com famílias com objetivo de orientar e valorizar ações das famílias para o desenvolvimento saudável das crianças.  As professoras e educadoras permanecem em contato com as crianças e famílias pelos grupos de WhatsApp e encaminharam as propostas disponibilizadas no portal do LEDI (Laboratório de Educação Digital Professor Eduardo Augusto Fernandes), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo nos kits individuais para as crianças, realizando a manutenção de acordo com a necessidade e atendendo as especificidades das faixas etárias, sendo armazenadas separadamente para uso individual. As professoras e educadoras permanecem atuando na busca ativa (famílias que optaram pelo ensino remoto), realizando no período contrário de aula, vídeos educativos de acordo com as atividades encaminhadas para casa e realizando visitas domiciliares, cujo qual não consegue contato por telefone. As educadoras no período contrário de aula realizam a higienização dos kits individuais das crianças e dos materiais utilizados no dia.

  • Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos
    O movimento formativo com o grupo de professores acontece duas vezes na semana, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 13h30 às 16h00, no mês de abril a temática foi realizar o estudo do capítulo 6.3 do Currículo da educação Infantil com objetivo de ressignificar as propostas planejadas para as crianças, “Cuidado com a 1° infância” com objetivo de ampliar o olhar favorecendo o olhar para o desenvolvimento pleno das nossas crianças, estudos dos campos de experiência de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ampliando o olhar para as potencialidades das crianças. As formações com os agentes operacionais e equipe cozinha, aconteceram na última quarta-feira e quinta-feira do mês, tendo duração de 2 horas, neste mês possibilitamos trocas de experiências quanto ao tema “Cuidado com a 1° infância” com objetivo de ampliar o olhar para o cuidado e bem estar das nossas crianças. As formações com as educadoras estão acontecendo às quartas-feiras das 14h30 às 16h30 pelo Google Meet, neste mês os objetivos foram o estudo do caderno do educador abordando a temática “Acolhimento” e “Rotina”, estudo do Currículo da Educação Infantil de São José dos Campos com a temática “Aprendizagens e Contextos” e Cuidado com a 1° infância enfatizando a importância de conhecer os sinais e riscos de violência contra as crianças.

  •  Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização, continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e limpeza diária dos kits individuais das crianças.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram entregues 2.859 (duas mil oitocentas e cinquenta nove) refeições, contendo, frutas, sucos e barra de cereal e bebida láctea para as crianças, cuja família manifestou interesse. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização.
2| Resultados Alcançados
  • Duas mil oitocentas e cinquenta nove refeições servidas para as crianças que manifestaram interesse.
  • Duzentos e cinquenta quatro crianças optaram pelo ensino presencial.
  • Quatrocentos e setenta e uma crianças estão sendo atendidas pelo ensino remoto.
  • Realizado três visitas domiciliares para crianças que não conseguimos contato por telefone.
  • Onze matriculas efetuadas pela assistente administrativo.
  • Entregues treze propostas impressas.

   

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Duas mil oitocentas e cinquenta nove refeições servidas para as crianças que manifestaram interesse.
  • Duzentos e cinquenta quatro crianças optaram pelo ensino presencial.
  • Quatrocentos e setenta e uma crianças estão sendo atendidas pelo ensino remoto.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • “Ele se divertiu muito, interagiu, sempre brincamos assim no dia a dia, o L. ama água” Mãe N. BII  criança L.
  • “Se divertiu e interagiu bastante com os irmão que também entraram na brincadeira com ela”. Mãe S. INF I  criança Y.
  • “Ele gostou muito de fazer as bolhas de sabão, então fui conversando com ele para que ele observasse em qual lugar as bolhas demorariam em estourar, com algumas orientações minhas também. Ele foi se divertindo e demonstrou muito interesse nessa brincadeira com água, dava gritos de alegria quando soltava alguma bolha e ela demorava para estourar”. Mãe L. INF II criança F.
  • “Guilherme adorou Aprendeu fazer pontes quando passo rua ele fica interagindo falando que poderia te uma ponte aqui perto de casa né mamãe”. Mãe E. criança G.
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março 2021).
  • 2.3 – Etapas previstas para após período do relatório (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapas previstas para após período do relatório (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas para após período do relatório (julho 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Para o cumprimento desta etapa a equipe gestora realizou diariamente observações da pratica do professor/educador e nos momentos de formações sistematizaram as adequações para qualificar melhor as propostas, como por exemplo: compartilhamento de vídeos de propostas planejadas pelas professoras/educadoras  do seu cotidiano e socializados nos momentos de formação, permitindo a equipe reflexão dos objetivos pautados em cada proposta tendo a criança, espaço e  intencionalidade do adulto como o foco para aprendizagem. (junho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Realizado auto avaliação com os funcionários de todos os segmentos com objetivo de colaborar no desempenho profissional. Mediante a auto avaliação foi possível verificar que é necessário continuar investimento nos momentos feedback com os funcionários, antecipar solicitações de documentação para o segmento de professores e conscientizar quanto ao cumprimento dos horários de trabalho. (abril/junho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2021 e 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Por meio de mural, folder entregue nas marmitas as famílias receberam orientações quanto à importância da alimentação saudável para desenvolvimento das crianças, as mesmas deram devolutivas enviando fotos praticando com seu filho (a) hábitos saudáveis. (abril de 2021 e 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:

2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Realizado Projeto “Cultura da Paz” com objetivo de valorizar, propiciar, estabelecer, resgatar e estimular ações que desperte

valores de respeito e solidariedade. (abril de 2021 e 2022). Neste mês realizamos ações como: Encaminhamento de folders impressos na marmita com dicas de atividades que estabeleça o estreitamento de vínculos entre criança e família e orientações valorizando bons hábitos alimentares para desenvolvimento das crianças.  

2.2 – Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).

2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022)                                                                     

2.4 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021/ maio de 2021/ agosto de 2021/ novembro de 2021/ abril de 2022/ julho de 2022).

2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).

3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:

2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Esta etapa em 2020 não foi possível de se realizar devido à pandemia e o atendimento no momento estar acontecendo apenas de forma remota, e para este ano está prevista para constar no relatório do mês (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022). 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição