Relatório de Execução das Atividades - Maio 2021

De 01/05/2021 a 31/05/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: MAIO

  • Comunicação com as famílias por meio de contato telefônico, mensagem de WhatsApp, atendimento presencial, cartas registradas e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças no atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário e a higienização.
  • Confecção de kits com proposta brincantes de acordo com a faixa etária, visando a interação no contexto familiar.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento e a higienização do espaço, entre uma refeição e outra.
  • Parceria com a comunidade na arrecadação de mudas de árvore frutíferas.
  • Participação das crianças no plantio de mudas de árvores frutíferas.
  • Parceria com Conselho Tutelar da região sul em busca de ações para a garantia dos direitos das crianças.
  • Entrega de refeições para as crianças no atendimento presencial e remoto.
  • Formação com todos os segmentos, com objetivo de qualificar as ações junto as crianças, abordando os temas “ Desenvolvimento na 1° Infância”, Afetividade na Educação Especial”, “ Caderno do Educador”, “ A importância dos Espaços e Materiais na rotina da educação infantil” e “ Cultura da Paz”.
  • Monitoramento e higienização dos espaços estabelecidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada ambiente.
  • Realização de matriculas e transferências.
  • Cadastro dos profissionais no Censo escolar, realização de matriculas e busca ativa.
  • Acompanhamento das crianças em investigação pela Psicopedagoga.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, carta registrada, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 10 matriculas dentro dos dois segmentos creche e pré escola. A equipe gestora realizou atendimento presencial com famílias com objetivo de orientar quanto a responsabilidade da unidade escolar quanto a autorização de menor retirar as crianças.  As professoras e educadoras permanecem em contato com as crianças e famílias pelos grupos de WhatsApp e encaminharam as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) https://portaledusjc.blogspot.com/ , para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo nos kits individuais para as crianças do ensino presencial, realizando a manutenção destes de acordo com a necessidade atendendo as especificidades de cada faixa etária, as mesmas também estão construindo kit para as crianças levarem para casa tanto do ensino presencial quanto remoto (sendo retirado pela família na secretaria da escola) . As professoras e educadoras permanecem atuando na busca ativa (famílias que optaram pelo ensino remoto), realizando no período contrário de aula, vídeos educativos de acordo com as atividades encaminhadas para casa e realizando visitas domiciliares, em situações pontuais, quando não conseguem contato por telefone. As educadoras no período contrário de aula realizam a higienização dos kits individuais das crianças e dos materiais utilizados no dia.   
  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram entregues 2.859 (duas mil oitocentas e cinquenta nove) refeições, contendo, frutas, sucos e barra de cereal e bebida láctea para as crianças, cuja família manifestou interesse. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização.
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 254 (Duzentos e cinquenta quatro) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Duas mil oitocentas e cinquenta nove refeições servidas para as crianças que manifestaram interesse.
  • Atendimento remoto a 471 (Quatrocentos e setenta e uma) crianças.
  • Realizado três visitas domiciliares para crianças que não conseguimos contato por telefone.
  • Onze matriculas efetuadas pela assistente administrativo.
  • Entrega de 02 (duas) propostas impressas, conforme o interesse e necessidade das famílias.

   

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Três mil duzentas e setenta e quatro refeições servidas para as crianças do ensino presencial e remoto.
  • Atendimento a 254 (Duzentos e cinquenta quatro) pelo atendimento presencial.
  • 461 (Quatrocentos e setenta e uma) crianças estão sendo atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Berçário I – M. – Relato da Família –“Ficou fazendo carrinho com a boca”.
  • Berçário I – A. – Relato da Família – “Adorou quando eu cantei pra ele, deu o sorriso mais gostoso do mundo”.
  • Berçário II – M. – Relato da família – “Brincamos de atirei o pau no gato e ele amou, fica agora todo tempo pegando na mão da gente e girando”
  • Infantil I – M. E. – Relato da família – "Ela gostou bastante, interagiu, pois, adorou ter que recortar e montar coisinhas”.
  • Infantil II – E. – Relato da família – "Ela tem amado fazer as atividades com os kits, tem ajudado e estimulado muito”.
  • Pré I – C. – Relato da família – “C. enviou áudio para a professora contando a proposta 2 e Recontou a história do vídeo”.
  • Pré II – M. – Relato da família – “Cantou prestou atenção nas historinhas”.
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).
  • 2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho.

Realizado reflexões nos momentos de formação com as professoras e educadoras, com objetivo de significar as propostas brincantes para as crianças tendo como referência os documentos norteadores para o desenvolvimento das crianças. Professoras e educadoras propõe as atividades para as crianças e compartilham nos momentos de TFC as boas práticas, compartilhando com o grupo as impressões e reações das crianças durante a proposta, socializando a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil e os benefícios das brincadeiras e interações no cotidiano da educação infantil. (maio de 2021).

  • 2.4 - Etapas previstas para após período do relatório (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas para após período do relatório (julho 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/junho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. Durante este mês recebemos doação de 10 mudas de arvores frutíferas por um membro da comunidade as mesmas foram plantadas pelas crianças em diferentes espaços da unidade escolar e socializadas com as famílias e crianças do ensino remoto.
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).

3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:

2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).

2.2 – Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Realizado planejamento de atividades de acordo com os objetivos proposto no projeto “ Cultura da Paz”, a equipe de sala encaminhou para casa dicas de atividades onde a família puderam expressar por meio de desenhos, vídeos ou ações, sentimentos de amor, respeito, carinho e bons exemplos e estes foram socializados com os colegas de sala do ensino presencial e remoto por meio dos grupos de WhatsApp. No dia 18 de maio “Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescente” a equipe escola encaminhou para as famílias folders com o tema incentivando o combate e a garantia destes direitos. A equipe gestora proporcionou momentos de reflexão com equipe escola  com objetivo de ampliar a rede de combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. A equipe gestora realizou reunião com o conselheiro tutelar da região sul com objetivo de alinhar as ações que garanta o direito das crianças como o envolvimento das famílias na vida escolar  e cuidado com a 1° infância enfatizando o papel do adulto no desenvolvimento saudável das crianças. Rede de proteção das crianças (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).

2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022)                                                                     

2.4 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. Encaminhado por meio de grupo de whatsapp, bilhetes e confecção de kits com atividades que incentive o envolvimento da criança com a família, valorizando a interação para construção de valores fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças. (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022).

2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:

2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. As professoras por meio da observação e registro acompanham as crianças do ensino presencial realizando intervenções de acordo com os saberes de cada criança. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 -  Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
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# Atividade Meta Etapa Descrição