Relatório de Execução das Atividades - Junho 2021

De 01/06/2021 a 30/06/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: JUNHO

  • Comunicação com as famílias por meio de contato telefônico, mensagem de WhatsApp, atendimento presencial, cartas registradas e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças no atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário e a higienização.
  • Confecção de kits com proposta brincantes de acordo com a faixa etária, visando a interação no contexto familiar.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento e a higienização do espaço, entre uma refeição e outra.
  • Socialização de boas pratica pedagógicas entre as educadoras e professoras com objetivo de ampliar as aprendizagens significativas às crianças.
  • Exposição da Mostra Cultural para as famílias com objetivo de valorizar a produção das crianças e apresentar as propostas pedagógicas desenvolvidas no 1° semestre.
  • Parceria com Conselho Tutelar da região sul em busca de ações para a garantia dos direitos das crianças.
  • Reunião de pais com objetivo de fortalecer vínculo entre escola e famílias, sensibilizando-os quanto a importância da família na vida escolar da criança.
  • Formação com todos os segmentos, com objetivo de ampliar as ações em combate à exploração do trabalho infantil, abordando os temas “Combate ao Trabalho Infantil”, reflexão dos princípios da gestão no cotidiano do professor socializando em grupo suas práticas, com a finalidade de fortalecer as boas situações de aprendizagem no dia a dia das crianças e estudo do caderno do educador.
  • Monitoramento e higienização dos espaços estabelecidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada ambiente.
  • Reuniões presenciais individuais com treze famílias informando a respeito do remanejamento necessário para melhor atender as crianças inscritas.
  • Participação das famílias/crianças do ensino remoto e presencial na decoração da escola para festa junina online.
  • Atualização e confirmação de endereços das crianças do Pré II para o direcionamento do 1° ano do Ensino Fundamental
  • Realizado relatório das crianças em investigação pela psicopedagoga.
  • LIVE com o Palhaço Pambolé valorizando os cuidados com a higiene em prevenção a COVID-19.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, carta registrada, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 10 matriculas dentro dos dois segmentos creche e pré-escola.
    A equipe gestora realizou atendimento presencial com famílias com objetivo de informar quanto ao remanejamento de sala do seu filho (a) para melhor atendê-los e acolher as crianças que estão inscritas para efetivar a matricula.  As professoras e educadoras permanecem em contato com as crianças e famílias pelos grupos de WhatsApp e encaminharam as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) (https://portaledusjc.blogspot.com/), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo nos kits individuais para as crianças do ensino presencial, realizando a manutenção destes de acordo com a necessidade atendendo as especificidades de cada faixa etária, as mesmas também estão construindo kits para as crianças levarem para casa, tanto do ensino presencial quanto remoto (sendo retirados pela família na secretaria da escola). As professoras e educadoras permanecem atuando na busca ativa (famílias que optaram pelo ensino remoto), realizando no período contrário de aula, vídeos educativos de acordo com as atividades encaminhadas para casa e realizando visitas domiciliares, em situações pontuais, quando não conseguem contato por telefone. As educadoras no período contrário de aula realizam a higienização dos kits individuais das crianças e dos materiais utilizados no dia. 
  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram entregues 3.255 (três mil duzentos e cinquenta cinco) refeições, contendo, frutas, sucos e bebida láctea para as crianças, cuja família manifestou interesse. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização.
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 143 (cento e quarenta e três) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Três mil duzentos e cinquenta cinco refeições servidas para as crianças que manifestaram interesse.
  • Atendimento remoto a 614 (seiscentos e quatorze) crianças.
  • Realizado uma visita domiciliar para a criança que não conseguimos contato por telefone.
  • Dez matriculas efetuadas pela assistente administrativo.
  • Garantia de alimentação saudável para crianças, mediante a entrega de 3255 refeições entregues.

   

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Três mil duzentos e cinquenta cinco refeições servidas para as crianças do ensino presencial e remoto.
  • Atendimento a 143 (cento e quarenta e três) pelo atendimento presencial.
  • 614 (seiscentos e quatorze) crianças estão sendo atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Berçário I – D.– Relato da Família “Chamou atenção as cores, a temperatura”.
  • .Berçário II – C. – Relato da Família “Ele ouviu a música do pirulito. Mas ainda está com o sapo não lava o pé. E outras na cabeça”.
  • Infantil I – M. – Relato da família – “Ela ama brincar com papelão, e de túnel...ela ri, grita”.
  • “Infantil II – A. – Relato da família – “Ela sempre interage bem com as atividades”.
  • Pré I – L. – Relato da família – “A proposta para L. as duas foi muito boa! Construção de tuneis e coordenação motora boa. Conhecimento da Natureza esta na fase dele”.
  • Pré I – R. – Relato da família – “ Ela enviou um vídeo realizando plantação na horta de casa, ficou muito feliz”
  • Pré II – M. – Relato da família – “Se sentiu muito feliz, pois gosta de realizar as propostas”.
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:

2.1 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).

2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).

2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (maio de 2021).

2.4 – Etapa em andamento (junho de 2021). As professoras compartilharam em grupo no momento de formação no dia 08 de junho situações de boas práticas desenvolvida em sala de aula com as crianças, fazendo reflexão dos princípios sobre gestão do cotidiano abordando os temas: Acolhimento, Cuidado e Bem Estar, Alimentação, Experiências e Exploração, Arrumação, Leitura e Literária, Experiências e Exploração, Livre escolha e Espaços externos, Conversas e Assembleias, com objetivo de sistematizar as boas práticas pedagógicas significando o essencial para o desenvolvimento das crianças. No período de 21/06 a 02/07 foi realizado a Mostra Cultural com exposição das propostas das crianças de todos os níveis valorizando o protagonismo das mesmas, a Mostra Cultural ficou à disposição na frente das salas de aula para que as famílias e comunidade seguindo o distanciamento pudesse prestigiar.

2.5 – Etapas previstas para após período do relatório (julho 2021)

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/julho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. (maio de 2021 e maio de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:

2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).

2.2 – Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).

2.3 - Etapa em andamento (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022).  A equipe gestora em parceria com  Sr. Alessandro do Conselho Tutelar da região Sul promoverá uma LIVE para as famílias e colaboradores abordando em pauta os seguintes temas: “ A importância da família na vida escolar do filho” e “Cuidado com a 1° Infancia (papel da escola na garantia deste direito). Do dia 27/06 a 30/06 as famílias foram convocadas a participar da reunião de pais pelo Google Meet para tratar do acompanhamento de aprendizado do seu filho(a).                                                                   

2.4 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022).

2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:

3.1 – Etapa em andamento (junho de 2021/ novembro 2021/ agosto 2021/ maio 2022 / julho 2022). Proporcionado a todos colaboradores uma LIVE abordando o tema: “A prática do amor” - A comunicação não violenta vai à creche com Fabiano Berline e Eduardo Pereira, com objetivo de valorizar todas as ações que subsidiam as boas relações com foco entre adulto e crianças.

3.2 - Etapa em andamento (junho de 2021/ dezembro 2021/ julho 2022). Realizado em 01 de junho a avaliação com todos os segmentos do processo formativo e por meio dos registros e impressões do grupo a equipe gestora sistematiza as estratégias de melhorias de acordo com os apontamentos. A avaliação foi realizada por meio do google forms.

6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

3.1 - Etapa em andamento (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022). A Equipe Gestora realiza acompanhamento diário da pratica da equipe escola, com objetivo de qualificar e valorizar as ações junto as crianças, famílias e equipe, a partir destes realiza interferência pontual por meio da escuta ativa e encaminhamentos que auxiliam na pratica.

3.2 - Etapa em andamento (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022). Realizado um formulário e encaminhados aos colaboradores para saber a opinião do grupo em relação processo formativo, os mesmos puderam descrever suas impressões o grupo avaliou que 99% dos objetivos das propostas estão sendo atendidos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:

2.1 - Etapa em andamento (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022). Com a possibilidade do retorno presencial gradual, as crianças foram ouvidas durante este mês, possibilitando que manifestem suas impressões a respeito do que esperam para nosso parque, todas as falas foram registradas pelas professoras, para que possamos verificar as reais possibilidades de melhoria, garantindo a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar.

2.3 - Etapa em andamento (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022). Realizado neste mês avaliação com todos os segmentos das propostas oferecidas no planejamento, evidenciadas na Mostra Cultural, onde ficaram expostas por três semanas as atividades desenvolvidas no 1° semestre pelas crianças. As famílias puderam prestigiar presencialmente de acordo com o escalonamento e as crianças do remoto online (por meio de LIVE). 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

1.1 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022).

1.2 - Etapa em andamento (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022). As professoras por meio da observação e registro acompanham as crianças do atendimento presencial realizando intervenções de acordo com os saberes de cada criança, despertando para novas descobertas e aprendizagens.

1.3 -  Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022). Neste mês iniciamos a escuta das crianças do Infantil II, Pré I e Pré II com relação aos espaços, materiais e protocolo de distanciamento, com objetivo de saber o que as crianças desejam para posteriormente sistematizarmos e montar um plano de ação.  

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição