Relatório de Execução das Atividades - Julho 2021

De 01/07/2021 a 31/07/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: MAIO

  • Comunicação com as famílias por meio do atendimento presencial, contato telefônico, mensagem de WhatsApp, atendimento presencial e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças no atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário e a higienização.
  • Confecção de proposta brincantes valorizando os elementos da natureza de acordo com os estudos do contexto de aprendizagem e o campo heurístico.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento e a higienização do espaço, entre uma refeição e outra.
  • Exposição do resultado da avaliação das crianças organizados em um biombo, em relação as brincadeiras mais apreciadas por elas.
  • Realização de live com Conselheiro Tutelar, Sr. Alessandro para as famílias e colaboradores, abordando tema “ A importância da família na vida escolar do filho (a) e “ Cuidado com a 1° Infância” – Papel da escola em garantir este direito.
  • Reunião de pais com objetivo de esclarecer quanto à nova fase do retorno presencial das crianças e a importância do cumprimento dos protocolos.
  • Formação com Professoras e Educadoras com objetivo de orientar quanto ao planejamento para o período de recesso e organização dos espaços. Formação com Equipe Cozinha e Agentes Operacionais abordando o tema “A Importância da arte no desenvolvimento das crianças”.
  • Matriculas de oito crianças do segmento creche.
  • Visitas de outras unidades em nossa Mostra Cultural, valorizando as propostas e o protagonismo das crianças.
  • Realizado acompanhamento das crianças em investigação pela psicopedagoga.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo diariamente por meio de grupo de WhatsApp, chamada de vídeo, contato telefônico, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 8 matriculas do segmento creche. As professoras e educadoras permanecem em contato com as crianças e famílias pelos grupos de WhatsApp e encaminharam as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) https://portaledusjc.blogspot.com/ , para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo na construção de propostas que valorize o brincar heurístico, neste mês confeccionaram móbiles, tapetes e cestas de tesouros com os elementos da natureza. As professoras e educadoras permanecem atuando na busca ativa (famílias que optaram pelo ensino remoto), realizando no período contrário de aula, vídeos educativos de acordo com as atividades encaminhadas para casa e realizando visitas domiciliares, em situações pontuais, quando não conseguem contato por telefone. As educadoras no período contrário de aula realizam a higienização dos materiais utilizados no dia. Os murais das salas de aula valorizam as produções das crianças de acordo com os estudos de contexto de aprendizado. 

  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram entregues 161 (Duas mil cento e sessenta e uma) refeições, contendo, frutas, sucos e bebida láctea para as crianças, cuja família manifestou interesse. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização.
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 64 (sessenta e quatro) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Duas mil cento e sessenta e uma refeições servidas para as crianças que manifestaram interesse, nos atendimentos presencial e remoto.
  • Atendimento remoto a 693 (seiscentas e noventa e três) crianças.
  • Realizado três visitas domiciliares para a criança que não conseguimos contato por telefone.
  • Oito matriculas efetuadas pela assistente administrativo.

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Duas mil cento e sessenta e uma refeições servidas para as crianças do ensino presencial e remoto.
  • Atendimento a 64 (cento e quarenta e três) pelo atendimento presencial.
  • 693 (seiscentos e quatorze) crianças estão sendo atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Berçário I – Relato da Família “ Ele demonstrou alegria ao ouvir o som”.
  • Berçário II – Relato da Família “ Gosta de fazer o som do carro” 
  • Infantil I – M. – Relato da família – “Ele gostou muito da brincadeira da bexiga e ainda cm a participação do irmão (m.) a brincadeira ficou mais divertida”
  • Infantil II – Relato da família – “O K. adorou ontem eu estava lavando roupa aproveitei e coloquei a músicas proposta ele cantou e esfregou a camisetinha dele com sabão foi bem divertido”                                                                                                                                  
  • Pré I – Relato da família – “Trabalhamos o empilhamento de cubos feito com rolinho de papel... Ele contava, construía depois achava muita graça em soprar ... Construía tudo de novo!
  • Pré II – Relato da família – “Se sentiu muito feliz, pois gosta de realizar as propostas”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).
  • 2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho 2021) Realizada a exposição com fotos das brincadeiras que as crianças mais apreciam, depois de ouvi-las por meio das diferentes manifestações: fala das crianças, diversas expressões, entre outras.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021). Realizada a pauta dos encontros com os colaboradores e famílias. As professoras registram por meio de fotos e escrita o acompanhamento do desempenho das crianças e organizam em arquivo de mídia.
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/julho de 2021). Continuamos com o movimento de escuta das crianças com objetivo de qualificar as ações a partir do anseio das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. (maio de 2021 e maio de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022). Em 02/08 à 06/08 foi realizada a exposição em biombo, com fotos das propostas brincantes mais apreciadas pelas crianças de acordo com as diferentes manifestações e expressões demonstradas no cotidiano escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).
  • 3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).
  • 2.2 – Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022). 
  • 2.4 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022).
  • 2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:

2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 -  Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição