Relatório de Execução das Atividades - Agosto 2021

De 01/08/2021 a 31/08/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: MAIO

  • Comunicação com as famílias está acontecendo por meio do atendimento presencial, contato telefônico, mensagem de WhatsApp e visita domiciliar.
  • Acolhimento das famílias e crianças do atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário e a higienização.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento e a higienização do espaço, entre uma refeição e outra.
  • Confecção de chão sensorial para ampliar os espaços brincantes do berçário.
  • Formação com as Professoras e Educadoras com objetivo de sistematizar as ações quanto à alimentação e higiene, orientações de preenchimento do diário de classe, aprimorar o olhar para os protocolos sanitários e refletir sobre as ações do segundo semestre. Na formação com os agentes operacionais e equipe cozinha foi abordado à temática de reorganização das equipes e definições dos horários de limpeza dos espaços coletivos.
  • Reunião com as famílias das crianças do Pré II para esclarecer quanto ao direcionamento para o 1° ano do ensino fundamental.
  • Direcionamento das crianças do Pré II, para o ensino fundamental.
  • Entrega de DICA para as famílias realizarem junto com seus filhos(as) e mural valorizando o envolvimento do adulto no desenvolvimento das crianças.
  • Avaliação com as famílias do retorno presencial integral das crianças.
  • Realizado acompanhamento das crianças em investigação pela psicopedagoga.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo por meio de grupo de WhatsApp, contato telefônico, visita domiciliar e atendimento presencial. Durante este mês realizamos 31 matriculas. As professoras permanecem em contato com as famílias que optaram pelo ensino remoto, por meio de grupo de WhatsApp e encaminhando as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais - https://portaledusjc.blogspot.com/), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo na manutenção das propostas, que valorizam o brincar heurístico. Neste mês foi confeccionado o chão sensorial para ampliar os espaços brincantes de exploração para as crianças do berçário. Com a possibilidade do retorno presencial integral das crianças para a escola, verificamos que a maior parte das famílias optaram em retornar com as crianças, caindo significativamente o número de busca ativa.
  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno gradual presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças. Organizamos a entrada e saída das crianças do corredor do Infantil II e Pré sinalizando a saída pelo lado de fora do parque.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram entregues 9.439 (Nove mil quatrocentos e trinta e nove) refeições, contendo, frutas, sucos e bebida láctea para as crianças, para a família manifestou interesse e cujas crianças estejam no atendimento não presencial. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização. Houve uma queda significativa em relação as marmitas entregues as famílias, visto que as crianças que estão no atendimento presencial estão se alimentando na unidade escolar.
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 684 (seiscentos e oitenta e quadro) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Duas mil cento e sessenta e uma refeições servidas para as crianças que estão sendo atendidas de forma presencial e remota.
  • Atendimento a 92 (noventa e duas) crianças por meio do ensino remoto.
  • 4 visitas domiciliares realizadas, com o objetivo de acompanhar as crianças que não conseguimos contato por telefone.
  • 31 matriculas efetuadas pela assistente administrativa.
  • 158 direcionamentos de crianças do Pré II para o ensino fundamental.

   

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Nove mil quatrocentos e trinta e nove refeições servidas para as crianças do ensino presencial e remoto.
  • Atendimento a 684 (seiscentos e oitenta e quatro) crianças, pelo atendimento presencial.
  • 92 (noventa e duas) crianças atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Berçário I – Relato da Família “Gostei muito da equipe, pessoas bem tranquilas e educadas”.
  • Berçário II – Relato da Família “Só tenho a agradecer a equipe mil!! A L. ama demais a escola, fomos recebidos de braços abertos!!” 
  • Infantil I – M. – Relato da família – “Estou super satisfeita com o retorno das aulas, meu filho super se adaptou, a organização está funcionando perfeitamente só tenho agradecer pois agora estou trabalhando tranquilo deixando meu filho num lugar que sei que está sendo cuidado, educado, e seguro...”
  • Infantil II – Relato da família – “Quero deixar registrado o meu agradecimento para as meninas do infantil 2, pelo carinho e atenção com a minha pequena. Ela está adorando ir para a creche e isso é consequência do trabalho das meninas. Se deixar até final de semana ela ir. Obrigada a todas pela contribuição no desenvolvimento dela.
  • Pré I – Relato da família – “Minha filha está interagindo muito bem com o retorno do período integral , está mais tranquila em casa , brinca mais , conversa mais...”
  • Pré II – Relato da família – “Só tenho agradecer toda a equipe da escola e a prof E. pelo carinho e dedicação com o M. Muito obrigado”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).
  • 2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho 2021)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/julho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. (maio de 2021 e maio de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).
  • 2.2 – Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022). 
  • 2.4 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022). Durante este mês entregamos para as famílias, DICAS de atividades para realizar com seu filho(a), com objetivo de estreitar vínculos e afetivos possibilitando o desenvolvimento pleno das crianças, criando por meios para fortalecer o vínculo, sentimentos de confiança, cuidado e proteção.  Realizamos um mural no corredor de entrada da unidade escolar reforçando a importância da família no desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
  • 2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).
  • 3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:
  • 2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022). Realizado
  • As professoras estão realizando portfólio do processo de aprendizagem das crianças do Pré II.
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 -  Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição