Relatório de Execução das Atividades - Outubro 2021

De 01/10/2021 a 31/10/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: OUTUBRO

  • Comunicação com as famílias está acontecendo por meio do atendimento presencial, contato telefônico e mensagem de WhatsApp, para as crianças que permanecem no atendimento remoto.
  • Acolhimento das famílias e crianças do atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo o distanciamento necessário e a higienização.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços externos e internos de modo que incentive o cumprimento dos protocolos de saúde.
  • Cumprimento dos horários de refeições das crianças e funcionários com intervalos, garantindo o distanciamento e a higienização do espaço, entre uma refeição e outra.
  • Formação com as professoras e educadoras com objetivo de sistematizar as ações para melhor atender as necessidades das crianças, durante este mês realizamos estudo do Currículo da Educação Infantil de São José dos Campos, abordando o tema Protagonismo da Criança e do Adulto, Rituais, Acolhimento, Espaços externos e reflexões quanto a importância da auto avaliação.
  • Formação com agentes operacionais e equipe cozinha com objetivo inseri-los na rotina das crianças valorizando as pequenas ações na construção de valores fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
  • Realizado formulário com imagens de brinquedos construídos com pneus, iniciando a pesquisa com as crianças dos brinquedos que mais agradam elas.
  • Participação do grupo “Vira Cambota” resgatando músicas infantis culturais passando nas salas de aula cumprindo com os protocolos sanitários.
  • Envolvimento dos agentes operacionais e equipe cozinha nas salas de aula, promovendo contação de história para as crianças, com objetivo se inseri-los na rotina, levando-os a reflexão da importância desta relação para o desenvolvimento dos nossos pequenos.   
  • Entrega de kit com papeis diferenciados para as crianças explorarem juntamente com suas famílias.
  • Realizado acompanhamento das crianças em investigação pela psicopedagoga.
  • Realizado formulário de auto avaliação com todos os segmentos.
  • Realizado feedbacks com os colaboradores, com objetivo de promover uma escuta ativa, valorizando as ações e orientando quanto às fragilidades.
  • Encaminhamento de crianças para tratamento odontológico no consultório da Dra. Renata Maia (Cirurgiã-Dentista e Clinica Geral) CRO-SP 136943, com objetivo de contribuir com a família no cuidado e saúde bucal da criança.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo por meio de grupo de WhatsApp e contato telefônico. Durante este mês realizamos 34 matriculas. As professoras permanecem em contato com as famílias que optaram pelo ensino remoto, por meio de grupo de WhatsApp e encaminhando as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais - https://portaledusjc.blogspot.com/) , para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo na manutenção das propostas, que valorizam o brincar heurístico. Está aumentando significativamente o número de crianças do retorno integral presencial. Sendo atendidas duas vezes por semana as crianças do ensino remoto em horário contrário de aula.

  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno integral presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças. Organizamos a entrada e saída das crianças do corredor do Infantil II e Pré sinalizando a saída pelo lado de fora do parque, visando não gerar aglomeração.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram entregues 78 (setenta e oito) refeições, contendo, frutas para as crianças, para as famílias que manifestou interesse e cujas crianças estejam no atendimento não presencial. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania), sendo entregues em recipientes individuais e seguindo todos os protocolos de higienização. Houve uma queda significativa em relação as marmitas entregues as famílias, visto que as crianças retornaram para o atendimento presencial e estão se alimentando na unidade escolar.
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 729 (setecentas e vinte nove) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Quatro marmitas entregues diariamente para as famílias que optaram pelo atendimento
  • Atendimento a 78 (setenta e oito) crianças por meio do atendimento remoto.
  • 34 novas matriculas realizadas para o ano de 2021.
  • 630 rematrículas realizadas para o ano de 2022.
  • 52 feedbacks realizados com colaboradores.
  • 473 (dez mil quatrocentos e setenta e três) refeições servidas para as crianças do ensino presencial.
  • 9 crianças encaminhadas para tratamento odontológico.
  •    

    PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • 76 (setentas e seis) refeições servidas para as crianças do ensino remoto.
  • Atendimento a 729 (setecentas e vinte nove) crianças, pelo atendimento presencial.
  • 78 (setenta e oito) crianças atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Educadora Infantil I – “Não tenho sugestão só elogios pelo acolhimento e comunicação com todos os colaboradores”
  • Professora Infantil I – “O que vejo que preciso melhorar é a comunicação com a equipe gestora, assim me sentir mais tranquila e passar mais situações de dentro da sala”
  • Educadora Berçário II – “Trabalhar minha insegurança; preciso mostrar que consigo. Alcançar meus objetivos”
  • Educadora Infantil II - “Gratidão, essa é a palavra que tem estado em meu coração todos os dias no meu vocabulário. Agradeço a Deus por estar onde estou, pela parceria da minha equipe de sala, com elas aprendo sempre e temos uma relação muito boa, isso me faz feliz. Tenho muitos pontos a melhorar, e um deles importantíssimo é ser uma pessoa mais confiante, preciso ser a primeira a confiar em mim mesma, no meu trabalho e tenho tentado trabalhar isso a cada dia”
  • Professora Pré II – “Parabéns a equipe em participar da nossa rotina e nos orientar quando precisamos”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/julho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).
  • 2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho 2021)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. (maio de 2021 e maio de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2021 e maio de 2022). Realizado roda de conversa utilizando recursos como caixa surpresa e livros valorizando o cuidado com a higienização e alimentação das crianças em prevenção de doenças bucais.
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).
  • 2.2– Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).
  • 2.3- Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022). 
  • 2.4- Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022).
  • 2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).
  • 3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:
  • 2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022). Realizado
  • As professoras estão realizando portfólio do processo de aprendizagem das crianças do Pré II.
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição