Relatório de Execução das Atividades - Novembro 2021

De 01/11/2021 a 30/11/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: NOVEMBRO

  • Comunicação com as famílias está acontecendo por meio do atendimento presencial, contato telefônico e mensagem de WhatsApp.
  • Acolhimento das famílias e crianças do atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo a higienização dos objetos e espaços.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços de entrada e saída das crianças para evitar aglomerações.
  • Formação com as professoras com objetivo de orientar quanto à documentação pedagógica e reunião de pais. Formação com as educadoras com objetivo de realizar estudo do currículo abordando o tema: “rituais”. Agentes Operacionais e Equipe cozinha com objetivo de contextualizar as ações diárias em prol da qualidade das relações com as crianças.
  • Disponibilizado vídeo para as famílias, por meio das mídias sociais e grupos de salas, com a R. C. especialista em Self Coach e Analista Comportamental, abordando o tema “Quem ama cuida dos detalhes”.
  • Entrega de Kit para as famílias contendo papeis diversificados e cola, envolvendo as famílias na decoração da escola para encerrarmos ao ano letivo.
  • Realizado acompanhamento das crianças em investigação pela psicopedagoga.
  • Realizado pesquisa de opinião com as famílias quanto ao atendimento oferecido na unidade escolar.
  • Continuidade e finalização dos feedbacks com todos colaboradores, com objetivo de promover uma escuta ativa, valorizando as ações e orientando quanto às fragilidades.
  • Mural interativo para os colaboradores, incentivando o cuidado e o olhar de valorização pelo trabalho do colega.
  • Exposição por meio de fotos, atividades e materiais para as famílias das etapas realizadas pelas crianças da Pedagogia dos sonhos.
  • Realizado murais para a comunidade com as etapas desenvolvidas com as crianças do Pré II com o processo de transição para o ensino fundamental, antecipando ações que possa contribuir para a adaptação dos nossos pequenos na nova escola.
  • Pesquisa de opinião realizada com os colaboradores quanto aos benefícios referentes ao contrato de trabalho.
  • Encaminhamento de crianças para tratamento odontológico no consultório da Dra. R. M. (Cirurgiã-Dentista e Clinica Geral) CRO-SP 136943, com objetivo de contribuir com a família no cuidado e saúde bucal da criança.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
  • A comunicação com as famílias está acontecendo por meio de grupo de WhatsApp e contato telefônico. Durante este mês realizamos 41 matriculas. As professoras permanecem em contato com as famílias que optaram pelo ensino remoto, por meio de grupo de WhatsApp e encaminhando as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais https://portaledusjc.blogspot.com/), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo na manutenção das propostas, que valorizam o brincar heurístico.
  • Está aumentando significativamente o número de crianças do retorno integral presencial. Sendo atendidas duas vezes por semana as crianças do ensino remoto em horário contrário de aula.

  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas no chão facilitando a visualização. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças. Organizamos a entrada e saída das crianças do corredor do Infantil II e Pré sinalizando a saída pelo lado de fora do parque.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram oferecidas 11.148 (onze mil cento e quarenta e oito) refeições, contendo, frutas para as crianças, para as crianças do atendimento presencial. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania).
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 733 (setecentas e trinta e três) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Atendimento a 74 (setenta e quatro) crianças por meio do ensino
  • 01 matricula realizada para o ano de 2021.
  • 40 matriculas realizadas para o ano de 2022.
  • 74 feedbacks realizados com colaboradores.
  • 148 (cento e quarenta e oito) refeições servidas para as crianças do ensino presencial.
  • 1 criança encaminhada para tratamento odontológico.

   

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • 148 (cento e quarenta e oito) refeições servidas para as crianças do ensino presencial.
  • Atendimento a 733 (setecentas e trinta e três) crianças, pelo atendimento presencial.
  • 74 (setenta e quatro) crianças atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Relato família – “Nossos filhos podem até fechar os ouvidos para nossos conselhos, mas sempre vão abrir os olhos diante do nossos exemplos”
  • Relato família – “Que reflexão linda para refletirmos”
  • Relato família – “Maravilhosa. Parabéns”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).
  • 2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho 2021)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/julho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. (maio de 2021 e maio de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório. (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2021 e julho de 2022). Realizada a pesquisa de satisfação com as famílias em relação ao atendimento oferecido na escola, quanto à limpeza, acolhimento, atendimento e adaptação. Promovendo as famílias avaliar as ações do grupo escola, assim como, estabelecendo mais um canal de comunicação entre escola e família.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).
  • 2.2– Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022). 
  • 2.4- Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022). Encaminhado o vídeo para as famílias por meio de grupos de WhatsApp e mídias sociais, abordando o tema: “Quem AMA cuida”, com a profissional Self Coach e Analista Comportamental R. J. com objetivo de alertar as famílias para o cuidado que devemos ter na formação das nossas crianças.
  • 2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).
  • 3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:
  • 2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022). Realizado investimento na linguagem e escrita em todos os níveis, por meio de contação de história e situações reais sociais de leitura. Acompanhamento e intervenção com as crianças do Pré II, com objetivo de investimento significativo de aprendizagem.
    As professoras estão realizando portfólio do processo de aprendizagem das crianças do Pré II.
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022). Avaliação dos diferentes segmentos das etapas realizadas nesta meta, acontece por meio do plano de ação de mapeamento, reestruturado de acordo com as flexibilizações em atendimentos individualizados com as professoras.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição