Relatório de Execução das Atividades - Dezembro 2021

De 01/12/2021 a 31/12/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: DEZEMBRO

  • Comunicação com as famílias está acontecendo por meio do atendimento presencial, contato telefônico e mensagem de WhatsApp.
  • Acolhimento das famílias e crianças do atendimento presencial, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Planejamento de propostas lúdicas para as crianças com objetivo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem, estreitando vínculos, ampliando as relações entre criança x criança, criança x adultos, criança x materiais e espaço, mantendo a higienização dos objetos e espaços.
  • Manutenção dos espaços e materiais garantindo os protocolos de saúde.
  • Sinalização dos espaços de entrada e saída das crianças para evitar aglomerações.
  • Formação com as Professoras, Educadoras, Agentes Operacionais e Equipe cozinha com objetivo de promover momentos de reflexão, contribuindo para o bem-estar emocional, por meio da palestra: “O poder da ação: Conheça Você Mesmo” com a profissional Self em Coach e Analista comportamental R. C.
  • Encaminhado para as famílias convite da reunião de pais, para tratarmos a respeito do desenvolvimento das crianças, parceria da família nas propostas da unidade escolar, alinhar ações de encerramento e retorno das crianças no ano de 2022.
  • Reunião de pais com todos os níveis e entrega de cartão mimo realizado pelas crianças, agradecendo a participação pela presença.
  • Entrega de papeis variados e cola para as famílias construírem um cartão registrando sentimentos de gratidão pelo ano de 2021. Sendo estes devolvidos a equipe de sala do seu filho, para compor a decoração da escola no final do ano.
  • Apreciação dos cartazes expostos na escola pelas crianças e famílias, despertando sentimentos de satisfação em toda equipe escola e principalmente nas crianças pelo envolvimento de sua família.
  • Realizado avaliação com todos os colaboradores do processo formativo e da palestra “O poder da ação: Conheça você mesmo”.
  • Realizado pesquisa de opinião com as famílias quanto à reunião de pais.
  • Realizado relatório de observação das crianças em processo de investigação acompanhadas pela psicopedagoga.
  • Organização das salas para o ano de 2022, construindo tapetes, jogos e mobílies.
  • Confecção de cadernos de controle de saída, autorizados a retirar as crianças, caderno do Professor e caderno do educador para o ano de 2022.
  • Atualização de documentação das crianças salvando em arquivos digitais e inserindo no sistema.
  • Entrega de doces para as crianças realizado em parceria da WM veículos e seus colaboradores.

  

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa finalizada em janeiro de 2021.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e criança
    A comunicação com as famílias está acontecendo por meio de grupo de WhatsApp e contato telefônico. Durante este mês realizamos 41 matriculas. As professoras permanecem em contato com as famílias que optaram pelo ensino remoto, por meio de grupo de WhatsApp e encaminhando as propostas disponibilizadas no portal do CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais https://portaledusjc.blogspot.com/), para facilitar o acesso das famílias, de acordo com o retorno das mesmas, são organizados os registros de acompanhamento das crianças. As atividades presenciais estão acontecendo de acordo com a orientação da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e protocolos de retorno. A equipe de sala continua investindo na manutenção das propostas, que valorizam o brincar heurístico.
  • Está aumentando significativamente o número de crianças do retorno integral presencial. Sendo atendidas duas vezes por semana as crianças do ensino remoto em horário contrário de aula.

  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Os espaços estão sinalizados, atendendo as normas para retorno presencial das crianças, no corredor de entrada identificado com placas escrito entrada e saída, com setas. Continuamos disponibilizando totem de álcool gel adulto e infantil, para higienização das mãos na entrada da unidade escolar, colocamos também álcool gel na porta de todas as salas de aula e cozinha, permanecemos com a aferição da temperatura de todos que entram na unidade escolar, escalonamento por turma na entrada e saída das crianças, murais na recepção da escola, corredores e salas de aula abordando o tema de conscientização e prevenção a COVID-19, sinalização dentro e fora das salas para o cumprimento do distanciamento, utilização de luvas pelos funcionários para retirada das refeições e alimentando-se nas salas, registro de controle de limpeza em todos os espaços e higienização diária dos kits individuais das crianças. Organizamos a entrada e saída das crianças do corredor do Infantil II e Pré sinalizando a saída pelo lado de fora do parque.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Neste mês foram oferecidas 165 (sete mil cento e sessenta e cinco) refeições, contendo, frutas para as crianças, para as crianças do atendimento presencial. As refeições são preparadas diariamente, seguindo as orientações e o cardápio enviado pelo setor de merenda da SEC (Secretária de Educação e Cidadania).
2| Resultados Alcançados
  • Atendimento a 715 (setecentas e quinze) crianças, cujas famílias optaram pelo atendimento presencial.
  • Atendimento a 92 (noventa e dois) crianças por meio do ensino
  • 01 matriculas realizadas para o ano de 2021.
  • 07 matriculas realizadas para o ano de 2022.
  • 165 (cento e sessenta e cinco).
  •    

    PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • 165 (cento e sessenta e cinco) para as crianças que permanecem no atendimento
  • Atendimento a 715 (setecentas e quinze) crianças, pelo atendimento presencial.
  • 92 (noventa e duas) crianças atendidas de forma remota.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Relato de família B II – “Quero agradecer a equipe inteira da creche, prof e educadoras que Deus abençoe cada uma de vocês por cuidar dos nossos pequenos. Obrigada de coração Cedin Paulo Cesar as da secretaria, sala, cozinha e limpeza. Deus abençoe vocês todos. Só gratidão”
  • Relato de família Inf II  – “ Gratidão pela vida e disposição de cada uma de vocês. Vejo o desenvolvimento do T. e isso não seria possível se vocês não tivessem toda essa dedicação com nossos pequenos. Muito o0brigada a vocês e a todos da escola. Deus abençoe”
  • Relato de família BII  – “Quero agradecer todo cuidado, carinho, atenção com meu filho. Obrigada por tudo até aqui. Escolhi esta unidade Escolar e escolheria outras mil vezes se necessário”
  • Relato de família Inf I  - “Quero agradecer por vocês terem acolhido com muito amor e carinho. Por H. receber este amor, se deixar até final de semana estaria aqui. Obrigada professoras e educadoras.”
  • Relato de família Pré II  – “Eu sou a mãe do T., e estou aqui para agradecer essa atenção e cuidado com ele. Estou muito feliz com o desenvolvimento dele, e triste também por encerrar esse ciclo no crechão. Meu menino cresceu, e não só ele, como eu estamos nos preparando para essa nova etapa,
  • Relato de família Pré I – “ Obrigada por tudo meninas até aqui Deus abençoe vocês, me desculpe por qualquer coisa minha eterna gratidão por me ajudarem colaborarem e ensinar meu menino um grande abraço Bjs!”
  • Relato colaborador – “Foi muito bom este momento que tivemos, me fez pensar no que preciso mudar, e ao mesmo tempo descontraído que nem vi a hora passar, são palestras assim que nos faz repensar algumas coisas, e até mesmo as atitudes que devemos tomar para trazer a mudança que falta dentro de nós, obrigada.”
  • Relato colaborador – “Quero agradecer a Deus e a tudo que tenho vivido, no trabalho, na vida pessoal. Quanto mais se agradece mais se agradece mais coisas boas acontecem, esse tema fez reforçar o que sempre acreditei, com fé, ação e pensamento positivo chegamos e almejamos”
  • Relato colaborador – “É sempre bom ter palestras de incentivos, para que possamos nos desenvolver cada vez melhor”
Atividades Desenvolvidas
1 | Ampliação dos espaços brincantes externos.
Completude: 70,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Ampliação dos espaços brincantes externos.
Descrição:
  • 1.1 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho de 2020).
  • 1.2 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.3 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (agosto de 2020).
  • 1.4 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (setembro de 2020).
  • 1.5 – Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (outubro de 2020).
  • 1.6 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (outubro de 2020)
  • 1.7 - Etapa realizadas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (novembro de 2020).
  • 1.8 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (dezembro de 2020).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Proporcionar momentos em T.F.C. para trocas de experiências, pesquisas, confecções e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (fevereiro de 2021).
  • 2.2 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (março de 2021).
  • 2.3 – Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (maio de 2021).
  • 2.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (junho de 2021).
  • 2.5 - Etapas previstas dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (julho 2021)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 01: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco anos) no CEDIN Prof. Paulo César dos Santos Mortari.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril /julho de 2021).
  • 3.2 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril/julho de 2021).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Estabelecer parcerias com profissionais qualificados, promovendo momentos de reflexão e aprendizagem em busca de qualidade de vida.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório. (maio de 2021 e maio de 2022).
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021 e maio de 2022).
  • 1.4 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho. (abril de 2021 e 2022)
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2021 e julho de 2022
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Fortalecer medidas para promover vínculo entre comunidade/escola, criança/família.
Descrição:
  • 2.1 - Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (abril de 2021 e 2022).
  • 2.2– Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (maio de 2021 e 2022 / setembro de 2021 / julho 2022).
  • 2.3- Etapa prevista para após período do relatório (fevereiro de 2021 / junho de 2021 / dezembro de 2021/ fevereiro de 2022 / julho de 2022). Durante a reunião de pais a diretora agradeceu a participação pela presença e pela contribuição na construção dos cartazes e utilizados na decoração da escola, enfatizando o compromisso da escola em envolver a família na vida escolar, sendo esta ação fundamental para o desenvolvimento dos nossos pequenos. Pois a partir da apreciação das crianças nos cartazes realizados pela família ela pode se sentir valorizada e importante.
  • 2.4- Etapa prevista dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho (fevereiro de 2021/ maio 2021/ agosto 2021/ novembro 2021/ abril 2022/ julho 2022).
  • 2.5 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021 / julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 3.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / novembro de 2021 / maio de 2022 / julho de 2022).
  • 3.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / julho de 2022). Realizado avaliação do PPP ( Projeto Politico Pedagógico) com todos os segmentos, pensando nas metas estabelecidas neste ano e foram atingidas e as metas que precisam de investimento. Realizado avaliação da reunião da reunião de pais e avaliação das formações com todos os colaboradores realizadas na unidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção de parque de pneus.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção de parque de pneus.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório (outubro de 2021).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (dezembro de 2021). Compartilhado com as famílias na reunião de pais o plano de ação do Parque de pneus a partir das escolhas realizadas pelas crianças em assembleia, solicitado a participação da família na realização deste plano, pensando em ampliar cada vez mais as propostas significativas para as crianças. Encaminhado para a empresa WM Veículos pedido de doces e guloseimas para alegrarmos o encerramento do ano letivo das crianças.
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (abril de 2022).
  • 1.4 - Etapa prevista para após período do relatório (maio de 2022).
  • 1.5 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 01: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta Meta
Descrição:
  • 2.1 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
  • 2.3 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / abril de 2022/ julho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 01: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 - Etapa prevista para após período do relatório. (novembro de 2020 / maio de 2021 / agosto de 2021 / novembro de 2021 / abril de 2022 / junho de 2022).
  • 1.2 - Etapa prevista para após período do relatório (junho de 2021 / dezembro de 2021 / junho de 2022 / julho de 2022). Realizado relatório de desempenho das crianças e partilhado com as famílias na reunião de pais. Neste mês foram organizados os formulários de mapeamento da aprendizagem Pré II, sendo os mesmos salvos no drive da unidade
  • 1.3 - Etapa prevista para após período do relatório (novembro de 2020 / junho de 2021 / novembro de 2021 / junho de 2022).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição