
Relatório mensal - novembro 2018
Neste mês foram realizados os projetos Na onda da Integridade, Criança saudável, boca feliz, era uma vez, as sementeiras, tarde divertida, cantos que encantam, parque sonoro, “Incluir” é muito bom, escola e família, uma boa parceria, Formar para transformar.
Na onda da Integridade:
- Reuniões semanais e quinzenais em TFC e em pequenos grupos de sala de aula para a promoção da cultura da paz e encaminhamentos educativos.
- Busca de parcerias e atividades educativas e recreativas para os alunos sob o comando dos parceiros - Valter da ECOLIFE, Equipe Gestora da EMEF Prof° Moacyr Benedicto de Souza.
- Atendimento aos pais para estreitar laços, dar segurança e promover o trabalho educativo planejado no Projeto de Transição para o 1º ano.
- Registros escritos e fotográficos do desenvolvimento das atividades propostas, no decorrer do trabalhos divulgados em murais e documento Marcas.
- Elaboração e aplicação de avaliação dos eventos junto à comunidade escolar.
Criança saudável, boca feliz
- Planejamento das ações educativas e planilha de atendimento com a Orientação da Equipe Gestora.
- Encaminhamentos de urgência de alunos para a UBS
- Atendimentos aos pais para esclarecimentos e condutas
- Atendimento aos alunos de berçário I ao pré II
- Registros fotográficos e por escrito para o documento Marcas
Era uma vez
- Organização constante do espaço de leitura e contação de história, com a ampliação de materiais.
- Investimento na diversidade de gêneros literários e em diferentes narrativas
- Oportunidades dos alunos vivenciar situações do faz de conta e de representá-las em diferentes situações.
- Atendimento aos alunos de berçários I ao pré II na sala interativa e nas salas de aula
- Investimento no reconto de histórias conhecidas pelos próprios alunos.
As sementeiras
- Projeto foi compartilhado com a comunidade escolar e divulgado por meio de bilhetes, fotos nos murais e ida das professoras e educadoras no CEFE
- Acolhimento de pessoas que contribuíram com a informação necessária para o plantio de diferentes culturas, no caso a professora__________ e as aunas -____________
- O replanejamento foi realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Manutenção e cuidados com as plantas, realizados pelos alunos e funcionários.
- Investimento na documentação para o MARCAS
Tarde divertida
- Diversidade na organização dos espaços, na oferta de materiais e na quantidade de propostas oferecidas
- Construção de brinquedos e materiais para os espaços externos
- Valorização na interação entre as crianças de diferentes faixas etárias.
- Avaliação das propostas realizadas pelos alunos e educadoras.
- Elaboração do documento Marcas com registros escritos e fotográficos
Cantos que encantam
- Cantos simbólicos estabelecidos
- Cantos dos projetos de Natureza e Sociedade estabelecidos
- Jogos que alimentaram os cantos de Matemática
- Mais materiais aos alunos ofertados nos cantos
- Registros no documento Marcas
Parque Sonoro
- Formação em serviço nos TFCs para que haja mais envolvimento dos educadores e professores no projeto Parque Sonoro
- Confecção de materiais e objetos sonoros para a instalação em diferentes ambientes do parque, respeitando as orientações da Orientadora.
- Entrega de objetos arrecadados nas campanhas para que haja oficinas com as educadoras
- Arrumação dos espaços externos e elaboração de planejamento para o uso adequado
- Registro escrito e fotos para o documento Marcas
“Incluir” é muito bom
- Um olhar mais atencioso com as propostas oportunizadas para os alunos dentro e fora da sala de aula
- Oportunidades para que os alunos realizem as atividades propostas adequadas as suas necessidades, sem que haja uma atividade específica, só para eles.
- Materiais adequados para os alunos, respeitando suas deficiências
- Atendimento em particular com os alunos, pais e estagiárias/educadores e professoras na sala de aula pela professora de AEE
- Documento Marcas sendo elaborado pela equipe escola
Escola e família, uma boa parceria
- Mudança de atitude e comportamento das crianças em relação a ida para o 1º ano
- Satisfação dos pais e alunos mediante as propostas do projeto Transição
- Revitalização da casinha com a ajuda dos pais e funcionários no envio de objetos da casinha.
- Ações para que os alunos do Pré II façam a passagem da ida ao Ensino Fundamental com tranquilidade
- Agendamento do Cine Kinoplex como atividade de despedida do Pré II
- Registros escrito e fotográficos para o Marcas
Formar para transformar.
- Enriquecimento profissional pela participação nas formações em serviço, oferecidas pela Mantenedora e Secretaria de Educação
- Desenvolvimento da empatia e escuta ativa com dinâmicas em grupo
- Desenvolvimento do papel de educador que cada um tem dentro da Unidade Escolar segundo as atribuições do cargo
- Registro escrito e fotográfico para o documento Marcas
1 | Na onda da Integridade
Completude:
85,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
- Reunião com os funcionários (TFC) com todos os segmentos para disseminação da cultura da paz, resgatando o compromisso que temos uns com os outros. - Atendimento aos pais e funcionários com os devidos registros, para que a escuta seja estabelecida e os laços afetivos com as famílias e funcionários estejam consolidados, enfatizando os princípios que regem a boa convivência na Unidade Escolar. - Oportunidades em vivenciar ações que promovam a saúde e bem-estar dos alunos, famílias e funcionários, enfatizando as ações que envolveram o projeto As sementeiras exposto no programa EMPREENDE. - Investimento na confecção de instrumentos musicais e brinquedos infantis com materiais não estruturados (reciclados), para que novas brincadeiras pudessem ser inseridas na rotina escolar - Reunião com os pais e equipe escola para definição do Projeto de Transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental. - Investimento na reorganização da casinha Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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2 | Na onda da Integridade
Completude:
85,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
- Reunião com os funcionários (TFC) com todos os segmentos para disseminação da cultura da paz, resgatando o compromisso que temos uns com os outros. - Atendimento aos pais e funcionários com os devidos registros, para que a escuta seja estabelecida e os laços afetivos com as famílias e funcionários estejam consolidados, enfatizando os princípios que regem a boa convivência na Unidade Escolar. - Oportunidades em vivenciar ações que promovam a saúde e bem-estar dos alunos, famílias e funcionários, enfatizando as ações que envolveram o projeto As sementeiras exposto no programa EMPREENDE. - Investimento na confecção de instrumentos musicais e brinquedos infantis com materiais não estruturados (reciclados), para que novas brincadeiras pudessem ser inseridas na rotina escolar - Reunião com os pais e equipe escola para definição do Projeto de Transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental. - Investimento na reorganização da casinha Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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3 | Na onda da Integridade
Completude:
85,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
- Reunião com os funcionários (TFC) com todos os segmentos para disseminação da cultura da paz, resgatando o compromisso que temos uns com os outros. - Atendimento aos pais e funcionários com os devidos registros, para que a escuta seja estabelecida e os laços afetivos com as famílias e funcionários estejam consolidados, enfatizando os princípios que regem a boa convivência na Unidade Escolar. - Oportunidades em vivenciar ações que promovam a saúde e bem-estar dos alunos, famílias e funcionários, enfatizando as ações que envolveram o projeto As sementeiras exposto no programa EMPREENDE. - Investimento na confecção de instrumentos musicais e brinquedos infantis com materiais não estruturados (reciclados), para que novas brincadeiras pudessem ser inseridas na rotina escolar - Reunião com os pais e equipe escola para definição do Projeto de Transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental. - Investimento na reorganização da casinha Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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4 | Na onda da Integridade
Completude:
85,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
- Reunião com os funcionários (TFC) com todos os segmentos para disseminação da cultura da paz, resgatando o compromisso que temos uns com os outros. - Atendimento aos pais e funcionários com os devidos registros, para que a escuta seja estabelecida e os laços afetivos com as famílias e funcionários estejam consolidados, enfatizando os princípios que regem a boa convivência na Unidade Escolar. - Oportunidades em vivenciar ações que promovam a saúde e bem-estar dos alunos, famílias e funcionários, enfatizando as ações que envolveram o projeto As sementeiras exposto no programa EMPREENDE. - Investimento na confecção de instrumentos musicais e brinquedos infantis com materiais não estruturados (reciclados), para que novas brincadeiras pudessem ser inseridas na rotina escolar - Reunião com os pais e equipe escola para definição do Projeto de Transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental. - Investimento na reorganização da casinha Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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5 | Na onda da Integridade
Completude:
85,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
- Reunião com os funcionários (TFC) com todos os segmentos para disseminação da cultura da paz, resgatando o compromisso que temos uns com os outros. - Atendimento aos pais e funcionários com os devidos registros, para que a escuta seja estabelecida e os laços afetivos com as famílias e funcionários estejam consolidados, enfatizando os princípios que regem a boa convivência na Unidade Escolar. - Oportunidades em vivenciar ações que promovam a saúde e bem-estar dos alunos, famílias e funcionários, enfatizando as ações que envolveram o projeto As sementeiras exposto no programa EMPREENDE. - Investimento na confecção de instrumentos musicais e brinquedos infantis com materiais não estruturados (reciclados), para que novas brincadeiras pudessem ser inseridas na rotina escolar - Reunião com os pais e equipe escola para definição do Projeto de Transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental. - Investimento na reorganização da casinha Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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6 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Contratação de um profissional de Odontologia para a prevenção e cuidados quanto a saúde bucal os alunos sendo prioridade no dia a dia da escola.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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7 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do lançamento do projeto “Boca Saudável Criança Feliz” e da inauguração do consultório odontológico.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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8 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração do projeto de saúde bucal “Boca saudável, criança feliz”, pela equipe gestora e o profissional de odontologia, priorizando o cuidar e educar na aquisição de hábitos saudáveis.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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9 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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10 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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11 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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12 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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13 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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14 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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15 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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16 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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17 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
85,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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18 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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19 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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20 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Realização de reunião Bimestral com a equipe gestora, para avaliar as ações e planejar novas situações de interação com os alunos e suas respectivas famílias qualificando as ações educativas, ampliando o fazer pedagógico e enriquecendo a prática.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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21 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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22 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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23 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
24 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
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Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
25 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
26 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
27 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
28 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
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Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
29 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
30 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
31 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa e reestruturação de planejamento.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
32 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
33 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
34 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
35 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realizar uma pesquisa sobre os benefícios dos alimentos plantados.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
36 | As Sementeiras
Completude:
95,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Buscar parceria com uma nutricionista para realizar uma formação em TFC, afim de conscientizar sobre alimentação saudável e bons hábitos alimentares.
Descrição:
- Planejamento com professoras, alunos e educadoras para organizarem a participação no projeto Empreende
- Envio à comunidade de bilhetes sobre os encaminhamentos que a escola está dando sobre o que irá acontecer, pois estamos participando do projeto Empreende. A exposição será no CEFE.
- Planejamento realizado pelas professoras juntamente com a Orientadora de Escola no horário de TFC.
- Apoio da professora _________________do Ensino Fundamental e das alunas _________________que vieram conversar com os alunos sobre a Horta e a Alimentação Saudável
- Manutenção da horta e preparo de vasos pelas salas de Pré I e Pré II com cronograma de saída dos alunos para os cuidados com o plantio e cultivo, focando na exposição no CEFE
- Diversificação no plantio de mudas de ervas medicinais e temperos.
- Trocas de experiência em momentos proporcionados no TFC e preparação para a exposição no CEFE
- Rodas de conversa com os alunos sobre as experiências com o plantio e cultivo das plantas. Pontos de Atenção:
- Busca de artigos e reportagens que enriqueçam as informações sobre as áreas da saúde e nutrição para que haja a conscientização de bons hábitos alimentares
- Confecção de murais informativos, cartaz para a divulgação da prática do plantio.
- Organização da exposição no CEFE
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS. Encaminhamentos:
- Divulgar nos murais, informações sobre a importância do plantio e cultivo de variadas plantas - Trabalho intensificado aos alunos de Pré com atuação próxima dos educadores, professores e famílias. - Plantio de mudas em diferentes recipientes para a exposição - Elaboração do documento Marcas. |
37 | Tarde Divertida
Completude:
85,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
Pontos de Atenção:
- Buscar o investimento nos combinados com os alunos quanto ao uso do espaço, da quantidade de alunos por oficina e da brincadeira proposta.
- Construção de diferentes brinquedos não estruturados e de massinhas antes e durante as propostas realizadas no contraturno.
- Uso de materiais reciclados para as oficinas
- Brincar junto aos alunos, avaliar e replanejar se necessário.
- Avaliar as ações realizadas com os alunos e demais participantes
- Documentar por escrito e com fotos, a rotina da Tarde Divertida Encaminhamentos:
- Realizar os combinados com os alunos do uso de cada oficina proposta, também apresentar os materiais diferentes para conhecimento e uso posterior. - Planejar diferentes brinquedos e brincadeiras interessantes e com significados - Construir do Documento Marcas com registros escritos e fotográficos. - Participar junto aos alunos das brincadeiras propostas. - Avaliar a Tarde Divertida e ajustar caso necessite. |
38 | Tarde Divertida
Completude:
85,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
- Buscar o investimento nos combinados com os alunos quanto ao uso do espaço, da quantidade de alunos por oficina e da brincadeira proposta.
- Construção de diferentes brinquedos não estruturados e de massinhas antes e durante as propostas realizadas no contraturno.
- Uso de materiais reciclados para as oficinas
- Brincar junto aos alunos, avaliar e replanejar se necessário.
- Avaliar as ações realizadas com os alunos e demais participantes
- Documentar por escrito e com fotos, a rotina da Tarde Divertida Encaminhamentos:
- Realizar os combinados com os alunos do uso de cada oficina proposta, também apresentar os materiais diferentes para conhecimento e uso posterior. - Planejar diferentes brinquedos e brincadeiras interessantes e com significados - Construir do Documento Marcas com registros escritos e fotográficos. - Participar junto aos alunos das brincadeiras propostas. - Avaliar a Tarde Divertida e ajustar caso necessite. |
39 | Cantos que Encantam
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
40 | Cantos que Encantam
Completude:
0,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas de aula, com materiais adequados considerando os interesses de trabalho e dos campos de experiências.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
41 | Cantos que Encantam
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
42 | Cantos que Encantam
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
43 | Cantos que Encantam
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
44 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
45 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
46 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da campanha de arrecadação com a comunidade.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
47 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
48 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa, envolvendo os adultos e as crianças, experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
49 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
50 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
51 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
52 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar, avaliar e readequar os espaços considerando as propostas, e os interesses das crianças.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
53 | Parque sonoro
Completude:
55,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
- Campanha com a comunidade escolar para a arrecadação de materiais para o parque sonoro - Levantamento das possibilidades de objetos sonoros e pedido desses objetos aos pais e para a Mantenedora, por meio de bilhetes aos pais e e-mail para a Mantenedora - Manutenção e Confecção de objetos sonoros na ala dos berçários - Ações fotografadas e dispostas no documento Marcas. Pontos de Atenção:
- Planejamento e plano de ação para a implantação do parque sonoro, para ser em Dezembro próximo - Revitalização dos ambientes de aprendizagem. - Avaliação do que foi realizado e planejamento do que ainda precisa realizar. - Registros escritos e fotográficos Encaminhamentos:
- Projeto de formação em serviço com professoras e educadoras para a instalação do parque sonoro com os infantis II, Pré I e Pré II - Campanha de arrecadação dos materiais com a comunidade escolar - Oficinas para a preparação dos objetos sonoros - Implantação dos objetos sonoros planejados - Avaliação dos alunos, dos funcionários e pais sobre o projeto parque sonoro. - Registro escrito e fotográfico |
54 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
- Formação em serviço nos TFCs para que haja mais envolvimento dos educadores e professores no projeto Parque Sonoro - Confecção de materiais e objetos sonoros para a instalação em diferentes ambientes do parque, respeitando as orientações da Orientadora. - Entrega de objetos arrecadados nas campanhas para que haja oficinas com as educadoras - Arrumação dos espaços externos e elaboração de planejamento para o uso adequado - Registro escrito e fotos para o documento Marcas Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
55 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno.
Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades
• modificações de procedimentos
• introdução de atividades alternativas às previstas
• introdução de atividades complementares às previstas
• modificação do nível de complexidade das atividades
• adaptação dos materiais
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
56 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais.
Flexibilizações organizativas
• organização de agrupamentos
• organização didática
• organização do espaço
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
57 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
58 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
59 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
60 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
61 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
62 | "Incluir” é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
- Os alunos com deficiência têm acesso e atendimento em nossa Unidade Escolar - Manutenção dos espaços físicos de nossa escola e adequação para nossos alunos com deficiências - Encaminhamentos com as professoras e educadoras da escola para esclarecer dúvidas e dar sugestões de adequação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos deficientes. - Em conjunto com a professora da AEE estamos mantendo diferentes estratégias para cada aluno com deficiência em nossa Unidade Escolar, alunos Autistas, aluna com deficiência visual e alunos com deficiência cognitiva, recebem um trabalhado diversificado e rico em estratégias pedagógicas. - Realizamos formações continuadas para que desde as práticas pedagógicas, a organização do currículo, as estratégias de ensino, o apoio ao aluno, ao professor e à família sejam realmente inclusivas e para todos. - Atendimento aos pais e professores que necessitam de informações e procedimentos em relação ao que é trabalho aqui na escola com seu filho. -Documento Marcas realizado para o registro dessas ações Pontos de Atenção:
- Planejamento de situações de aprendizagem diferenciadas para cada caso - Garantia da participação dos alunos em diferentes situações de aprendizagem - Aquisição de materiais que promovam a aprendizagem - Atendimento aos pais -Registros para compor o documento Marcas Encaminhamentos:
Planejamento em conjunto com a professora da sala de recurso Compra e confecção de materiais de apoio pedagógico Reunião com pais, professoras e educadoras. Registros escrito, fotográficos para o documento Marcas |
63 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
80,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
- Foram realizadas atendimento individualizado com os pais - Foram realizadas reuniões com os pais de alunos do Pré II para esclarecer o projeto Transição para o 1º ano - Foram realizados murais e bilhetes para a divulgação dos eventos (projeto transição, exposição no CEFE, mostra cultural)
- Reuniões com as equipes de sala para que os murais se comuniquem com os pais e alunos Pontos de Atenção:
Investimento no cronograma de reuniões Ações significativas para a transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental – ida ao cinema Encaminhamentos:
Contato com diferentes profissionais Atendimento aos pais. Pautas para a reunião de pais Divulgação para os pais por meio de murais, bilhetes e rede social Registros no Marcas |
64 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
80,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
- Foram realizadas atendimento individualizado com os pais - Foram realizadas reuniões com os pais de alunos do Pré II para esclarecer o projeto Transição para o 1º ano - Foram realizados murais e bilhetes para a divulgação dos eventos (projeto transição, exposição no CEFE, mostra cultural)
- Reuniões com as equipes de sala para que os murais se comuniquem com os pais e alunos Pontos de Atenção:
Investimento no cronograma de reuniões Ações significativas para a transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental – ida ao cinema Encaminhamentos:
Contato com diferentes profissionais Atendimento aos pais. Pautas para a reunião de pais Divulgação para os pais por meio de murais, bilhetes e rede social Registros no Marcas |
65 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
80,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
- Foram realizadas atendimento individualizado com os pais - Foram realizadas reuniões com os pais de alunos do Pré II para esclarecer o projeto Transição para o 1º ano - Foram realizados murais e bilhetes para a divulgação dos eventos (projeto transição, exposição no CEFE, mostra cultural)
- Reuniões com as equipes de sala para que os murais se comuniquem com os pais e alunos Pontos de Atenção:
Investimento no cronograma de reuniões Ações significativas para a transição dos alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental – ida ao cinema Encaminhamentos:
Contato com diferentes profissionais Atendimento aos pais. Pautas para a reunião de pais Divulgação para os pais por meio de murais, bilhetes e rede social Registros no Marcas |
66 | Formar para transformar
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
- Os professores recebem formação todas as terças e quintas feira das 14h00 as 16h00; - Os educadores são divididos em três turmas para realização do TFC. Turma A: 3ª e 4ª das 8h30 as 10h30 Turma B: 5ª e 6ª das 8h30 as 10h30 Turma C: 2ª e 5ª das 9h00 as 11h00 - Os funcionários da cozinha recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 14 as 15h - Os funcionários da limpeza recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 9h as 10h - Os profissionais são sempre informados e incentivados a participar de formações e/ou capacitação oferecida pela SEC e outras Instituições por meio de circulares e leitura em TFC. Pontos de Atenção:
- Garantir que a formação aconteça de acordo com o cronograma; - Circulação de material gráfico que incentivem a melhoria das ações realizadas Desenvolver a empatia entre os grupos de funcionários Encaminhamentos:
Manter a datas e horários das formações Promover a escuta ativa Socializar as ações empreendidas na Unidade Escolar |
67 | Formar para transformar
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
- Os professores recebem formação todas as terças e quintas feira das 14h00 as 16h00; - Os educadores são divididos em três turmas para realização do TFC. Turma A: 3ª e 4ª das 8h30 as 10h30 Turma B: 5ª e 6ª das 8h30 as 10h30 Turma C: 2ª e 5ª das 9h00 as 11h00 - Os funcionários da cozinha recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 14 as 15h - Os funcionários da limpeza recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 9h as 10h - Os profissionais são sempre informados e incentivados a participar de formações e/ou capacitação oferecida pela SEC e outras Instituições por meio de circulares e leitura em TFC. Pontos de Atenção:
- Garantir que a formação aconteça de acordo com o cronograma; - Circulação de material gráfico que incentivem a melhoria das ações realizadas Desenvolver a empatia entre os grupos de funcionários Encaminhamentos:
Manter a datas e horários das formações Promover a escuta ativa Socializar as ações empreendidas na Unidade Escolar |
68 | Formar para transformar
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
- Os professores recebem formação todas as terças e quintas feira das 14h00 as 16h00; - Os educadores são divididos em três turmas para realização do TFC. Turma A: 3ª e 4ª das 8h30 as 10h30 Turma B: 5ª e 6ª das 8h30 as 10h30 Turma C: 2ª e 5ª das 9h00 as 11h00 - Os funcionários da cozinha recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 14 as 15h - Os funcionários da limpeza recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 9h as 10h - Os profissionais são sempre informados e incentivados a participar de formações e/ou capacitação oferecida pela SEC e outras Instituições por meio de circulares e leitura em TFC. Pontos de Atenção:
- Garantir que a formação aconteça de acordo com o cronograma; - Circulação de material gráfico que incentivem a melhoria das ações realizadas Desenvolver a empatia entre os grupos de funcionários Encaminhamentos:
Manter a datas e horários das formações Promover a escuta ativa Socializar as ações empreendidas na Unidade Escolar |
69 | Formar para transformar
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
- Os professores recebem formação todas as terças e quintas feira das 14h00 as 16h00; - Os educadores são divididos em três turmas para realização do TFC. Turma A: 3ª e 4ª das 8h30 as 10h30 Turma B: 5ª e 6ª das 8h30 as 10h30 Turma C: 2ª e 5ª das 9h00 as 11h00 - Os funcionários da cozinha recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 14 as 15h - Os funcionários da limpeza recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 9h as 10h - Os profissionais são sempre informados e incentivados a participar de formações e/ou capacitação oferecida pela SEC e outras Instituições por meio de circulares e leitura em TFC. Pontos de Atenção:
- Garantir que a formação aconteça de acordo com o cronograma; - Circulação de material gráfico que incentivem a melhoria das ações realizadas Desenvolver a empatia entre os grupos de funcionários Encaminhamentos:
Manter a datas e horários das formações Promover a escuta ativa Socializar as ações empreendidas na Unidade Escolar |
70 | Formar para transformar
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
- Os professores recebem formação todas as terças e quintas feira das 14h00 as 16h00; - Os educadores são divididos em três turmas para realização do TFC. Turma A: 3ª e 4ª das 8h30 as 10h30 Turma B: 5ª e 6ª das 8h30 as 10h30 Turma C: 2ª e 5ª das 9h00 as 11h00 - Os funcionários da cozinha recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 14 as 15h - Os funcionários da limpeza recebem formação de 15 em 15 dias as quartas feiras das 9h as 10h - Os profissionais são sempre informados e incentivados a participar de formações e/ou capacitação oferecida pela SEC e outras Instituições por meio de circulares e leitura em TFC. Pontos de Atenção:
- Garantir que a formação aconteça de acordo com o cronograma; - Circulação de material gráfico que incentivem a melhoria das ações realizadas Desenvolver a empatia entre os grupos de funcionários Encaminhamentos:
Manter a datas e horários das formações Promover a escuta ativa Socializar as ações empreendidas na Unidade Escolar |
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
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