
Relatório mensal Fevereiro - 2019
Neste mês foram realizados os projetos:
- Espaços que educam
- Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
- Comunidade Leitora
- Parque com intervenção
Espaços que educam:
- Cantos simbólicos estabelecidos.
- Espaços estruturados.
- Jogos que alimentaram os cantos de Matemática.
- Mais materiais aos alunos ofertados nos cantos.
- Espaços com limpeza e organização adequada..
Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:
- Espaços estruturados.
- Harmonia nos momentos das refeições.
- Equipe escola disposta a fazer a diferença para esses momentos.
Comunidade Leitora:
- Registros fotográficos do desenvolvimento das atividades propostas.
- Atendimento aos alunos do Infantil I ao Pré II nas salas de aula.
- Investimento na leitura, contação e teatro para os alunos.
- Investimento no reconto de histórias conhecidas pelos próprios alunos
- Investimento na escolha de livros pelos alunos, para um momento de leitura para com a família.
Parque com intervenção:
- Registros fotográfico das atividades propostas.
- Atendimento aos alunos do Infantil I ao Pré II.
- Melhoria na organização dos espaços, da oferta de materiais e da quantidade de alunos atendidos em cada oficina proposta.
- Houve a construção de brinquedos e materiais para comporem os espaços externos e os mesmos foram revitalizados sempre que necessário, para que os alunos pudessem ser melhor atendidos.
- Importância do investimento na convivência entre as crianças de diferentes faixas etárias.
1 | Espaços que Educam
Completude:
70,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Estabelecendo um momento na primeira RPA para que o Diretor de Escola possa socializar com toda equipe escolar os programas institucionais que serão implantados em 2018, bem como a ordem e sequencia de implementação dos mesmos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Registros fotográficos e por escrito em documento Marcas. Encaminhamentos:
• Realizar o croqui dos espaços de acordo com as orientações da SEC- Equipe Gestora. |
2 | Espaços que Educam
Completude:
70,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: No TFC Administrativo realizar as formações com todos os funcionários, para que possam organizar todos os ambientes de forma adequada ao acesso, trânsito e utilização da criança de acordo com a proposta pedagógica da escola, transformando o ambiente escolar num local agradável de se estar e de se conviver com o outro.
Descrição:
• RPA com funcionários socializando os programas institucionais e suas implementações.
Pontos de Atenção:
• Registros fotográficos e por escrito em documento Marcas.
Encaminhamentos:
• Realizar o croqui dos espaços de acordo com as orientações da SEC- Equipe Gestora.
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3 | Espaços que Educam
Completude:
70,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
• RPA com funcionários socializando os programas institucionais e suas implementações. Pontos de Atenção:
• Registros fotográficos e por escrito em documento Marcas.
Encaminhamentos:
• Realizar o croqui dos espaços de acordo com as orientações da SEC- Equipe Gestora.
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4 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
70,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto á importância das intenções e intervenções nos momentos da merenda.
Descrição:
• RPA com funcionários socializando os programas institucionais e suas implementações.
Pontos de Atenção:
• Avaliação dos cantos e ambientes de aprendizagem com as crianças.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
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5 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
70,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
• RPA com funcionários socializando os programas institucionais e suas implementações.
Pontos de Atenção:
• Avaliação dos cantos e ambientes de aprendizagem com as crianças.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
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6 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
70,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
• RPA com funcionários socializando os programas institucionais e suas implementações.
Pontos de Atenção:
• Avaliação dos cantos e ambientes de aprendizagem com as crianças.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
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7 | Comunidade Leitora
Completude:
80,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura.
Descrição:
• TFC administrativo com a equipe escolar.
Pontos de Atenção:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade. |
8 | Comunidade Leitora
Completude:
80,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Comunidade Leitora” os seus objetivos específicos, bem como os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
• TFC administrativo com a equipe escolar.
Pontos de Atenção:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade. |
9 | Comunidade Leitora
Completude:
80,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
• TFC administrativo com a equipe escolar.
Pontos de Atenção:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade. |
10 | Comunidade Leitora
Completude:
80,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
• TFC administrativo com a equipe escolar.
Pontos de Atenção:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade. |
11 | Parque com intervenção
Completude:
50,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
“Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
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12 | Parque com intervenção
Completude:
50,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
“Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balance; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
Encaminhamentos:
• Elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação junto aos alunos, funcionários, professores, educadores e comunidade.
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13 | Parque com intervenção
Completude:
80,00 %
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Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
• Planejamento das ações educativas com foco na recreação dos alunos no contra turno
Pontos de Atenção:
• Previamente, investir nos combinados do uso do espaço, da quantidade de alunos por oficina e da confecção de materiais.
Encaminhamentos:
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14 | Parque com intervenção
Completude:
80,00 %
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Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Colocação de tendas na área verde nos fundos da unidade, para garantir o bem estar dos alunos durante o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras.
Descrição:
• Planejamento das ações educativas com foco na recreação dos alunos no contra turno
Pontos de Atenção:
• Previamente, investir nos combinados do uso do espaço, da quantidade de alunos por oficina e da confecção de materiais.
Encaminhamentos:
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15 | Parque com intervenção
Completude:
80,00 %
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Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
• Planejamento das ações educativas com foco na recreação dos alunos no contra turno
Pontos de Atenção:
• Previamente, investir nos combinados do uso do espaço, da quantidade de alunos por oficina e da confecção de materiais.
Encaminhamentos:
• Em roda de conversa, realizar os combinados com os alunos do uso de cada oficina proposta, também apresentar os materiais diferentes para conhecimento e uso posterior. |
16 | Parque com intervenção
Completude:
80,00 %
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Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
• Planejamento das ações educativas com foco na recreação dos alunos no contra turno
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
• Em roda de conversa, realizar os combinados com os alunos do uso de cada oficina proposta, também apresentar os materiais diferentes para conhecimento e uso posterior. |
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
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