Relatório de Execução das Atividades - Junho 2019

De 01/06/2019 a 30/06/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Foram realizados os seguintes projetos:

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
  • Comunidade Leitora
  • As Sementeiras
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Com os materiais disponíveis conseguimos planejar com as crianças quais cantos que eles gostariam que montássemos no próximo semestre com a participação das crianças nas montagens dos cantos.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Através dos cuidados as plantações se desenvolvem bem. E assim colhemos alimentos saudáveis onde compartilhamos com as crianças e funcionários.

Comunidade Leitora:

  • Através das contribuições, podemos comprar livros e fantoches novos para as crianças e eles amaram os livros, pois conseguimos comprar livros diferenciados com imagens em três D, livros com som de animais, livros com fantoches onde gostam de colocar as mãozinhas e imitar as professoras.

As Sementeiras:

  • Com a dedicação dos voluntários e os cuidados nos dias que não tem ninguém na escola. Nossas plantações tem se desenvolvido muito bem. Deixando nossa horta bem linda e cheio de alimentos saudáveis.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Fomos nas salas verificar como estão os cantos que educam. Verificamos como estão os cuidados das crianças como os cantos e o que temos para serem reformados. Fomos atrás de caixas e materiais como cartolinas coloridas, fitas dupla face, durex largo e cola. Para reformarmos os que estão precisando.
Pontos de Atenção:
  • Tem que ser observados dia a dia e verificar a reforma de cada canto.
Encaminhamentos:
  • Ter sempre materiais disponíveis para as reformas assim desejadas.
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • As crianças juntamente com as professoras estão cuidando das hortas onde colhem os alfaces, beterraba, temperos, cebolinhas, hortelãs, pimentões entre outros. Depois que colhem limpam as terras, tiram folhas secas, jogam água para molhar e deixam tudo preparado para plantar mais mudas. 
    E todas semanas verificam se as mudas já estão brotando.
Pontos de Atenção:
  • Estar acompanhando os cuidados com as hortas diariamente.
Encaminhamentos:
  • Cuidar da terra colocar adubos deixar sempre limpa para que assim tenha um bom local onde as plantações brotaram com formosura.
3 | Comunidade Leitora
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • Compramos vários livros e fantoches novos para as crianças, onde as professoras tem livro acesso para pegarem e contarem diversas histórias para as crianças. Através das apresentações dos livros as crianças terão direitos de escolherem um livro e levarem para a casa para os pais contarem a história juntamente com a família. 
Pontos de Atenção:
  • É feito o acompanhamento das famílias com os cuidados dos livros.
Encaminhamentos:
  • Verificar se os livros estão sendo cuidados com as crianças e com as famílias. Colocar um bilhetinho nos livros que irão para as famílias para mostrarem a importância do cuidado com os livros. E que quando forem entregue os livros os mesmo serão emprestados para outras crianças.
4 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
  • Temos 1 funcionária e um casal de voluntários que cuidam da horta nos finais de semana e nas férias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Deixamos a chave do portão para a funcionária ter acesso a horta para aguar as plantações e cuidar com carinho para não deixar morrer as plantações.
5 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • Através das colheitas como: alface, temperos, hortelãs são feitos saladas e sucos para as crianças e funcionários degustarem.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição