Relatório de Execução das Atividades - Julho 2019

De 01/07/2019 a 31/07/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos: 

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
  • Comunidade Leitora
  • Parque com Intervenção
  • Espaços Físicos
  • Parque Sonoro
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Com a equipe unida e organizadas, conseguimos deixar os espaços bem atrativos. Onde as crianças e os adultos possam desfrutar, organizando e realizando atividades para as crianças deixando cada um deles explorarem suas criatividades.

Comunidade Leitora:

  • Compramos livros e fantoches para as crianças terem contatos e usar a criatividades. Livros novos para que possam levar para casa, para assim as famílias lerem juntamente com as crianças. Montamos uma sala onde as crianças poderam usá-las para explorar os deferentes livros e fantoches.

Parque com Intervenção:

  • Arrumamos diversos espaços para que as crianças possam explorar. Correr, pular, subam, desçam, escorreguem entre outros.

Espaços Físicos:

  • Através dos brinquedos construídos percebemos que as crianças se divertem muito e exploram a cada brinquedo diversificado. Mostrando prazer no que estão fazendo.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Espaços que Educam” seus objetivos específicos, os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • Verificando o que tem que ser feito, construindo os cantinhos para que possam ficar sendo utilizados para otodas as crianças. O espaço limpo e organizado tanto para as crianças como para os adultos
Pontos de Atenção:
  • Manutenção dos espaços.

 

Encaminhamentos:
  • Manuentenção e organização dos espaços, deixando-os sempre limpos e atrativos
2 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Acompanhamento e manutenção dos espaços, organizando os espaços e deixando agradável para as crianças
Pontos de Atenção:
  • Manutenção dos espaços.

 

Encaminhamentos:
  • Manutenção e organização dos espaços, deixando-os sempre limpos e atrativos.

3 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Pesquisas feitas na lousa com as crianças monstrando os pontos positivos e os que precisam ser melhorados.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção dos espaços.

     

 

Encaminhamentos:
  • Manutenção e organização dos espaços, deixando-os sempre limpos e atrativos. 
4 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:
  • Através das falas das crianças faremos os ajustes necessários para assim deixarmos os espaços mais atrativos. Registramos com fotos para o marcas e disposição para a comunidade. 
Pontos de Atenção:
  • Manutenção dos espaços.

 

Encaminhamentos:
  • Manutenção e organização dos espaços, deixando-os sempre limpos e atrativos.
5 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Organizamos o refeitório das crianças, colocando móbilis de alimentos saudáveis e incentivamos as crianças conforme a faixa etária, terem autonomia de tirarem suas próprias comidas e experimentando todos tipos de alimentos. Para assim terem uma alimentação saudável.limentação de qualidade e um espaço agradável.
Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Estarmos acompanhando as refeições e os espaços para realizarmos para as crianças uma alimentação de qualidade e um espaço agradável.
6 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Fizemos pesquisa na lousa com as crianças, para saber os que eles mais gostam de comer e o que eles gostariam que tivesse a mais em suas refeições.
Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Estarmos acompanhando as refeições e os espaços para realizarmos para as crianças uma alimentação de qualidade e um espaço agradável.
7 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:
  • Realizamos ajustes necessários para melhor atendê-las.

 

Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Estarmos acompanhando as refeições e os espaços para realizarmos para as crianças uma alimentação de qualidade e um espaço agradável.
8 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • Tiramos fotos registrando os momentos para assim estarmos colocando na pasta do marcas.

.

Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Estarmos acompanhando as refeições e os espaços para realizarmos para as crianças uma alimentação de qualidade e um espaço agradável.
9 | Comunidade Leitora
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • Através das falas das crianças pedindo para montar uma sala de leitura, organizamos uma sala com livros novos, fantoches e fantasias, para que as crianças usem sua criatividade com contos.
Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

 

Encaminhamentos:
  • Acompanhar o cuidados com livros, fantoches e ambiente.
10 | Comunidade Leitora
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Realizamos uma pesquisa com as crianças e através da pesquisa conseguimos reaizar uma sala para eles.
Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

     

Encaminhamentos:
  • Acompanhar o cuidados com livros, fantoches e ambiente.

11 | Comunidade Leitora
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • Através das fotos mostramos a realização da sala de leitura e o marcas.

 

Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Acompanhar o cuidados com livros, fantoches e ambiente.
12 | Parque com Intervenção
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Foram feitas pesquisas com as crianças na lousa do que eles mais gostam do parque com intervenção e o que precisam melhorar. Através das falas fizemos uma organização em equipe e arrumamos os espaços onde eles poderão correr, subir, descer, escorregar, brincar de diversas maneiras.
Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

Encaminhamentos:
  • Acompanhar e fazer todas as manutenções necessárias.

13 | Espaços Físicos
Completude: 50,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Confeccionamos brinquedos variáveis com materiais recicláveis para compor os espaços externos da escola. Deixando atrativos para as crianças.
Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

     

 

Encaminhamentos:
  • Acompanhar e fazer sempre manutenção para deixar sempre brinquedos novos para a exploração das crianças.
14 | Espaços Físicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Construímos tapetes para trabalhar o gesto com o corpo, movimentos e interação com outras crianças de faixa etária diferentes.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Acompanhamento do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Acompanhar e fazer sempre manutenção para deixar sempre brinquedos novos para a exploração das crianças.
15 | Parque Sonoro
Completude: 90,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Montamos o parque sonoro com vários móbiles diferenciados, montamos uma tenda onde tambném foram feitos móbiles para os bebês explorarem os sons. Usamos panelas, tampinhas, areia, feijão, arroz, tampas, garrafas pet, chaves entre outros para termos sons diferenciados.
Pontos de Atenção:
  • Falta a inauguração do parque.
Encaminhamentos:
  • Já temos data marcada para a inauguração do parque
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição