Relatório de Execução das Atividades - Agosto 2019

De 01/08/2019 a 31/08/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Nesse mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
  • Parque com Intervenção
  • Parque Sonoro
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Com o parque de pneus, percebemos o quanto as crianças gostaram e o quanto elas se divertem brincando nesse espaço. Com as dedicações das equipes, o parque está bem atrativo e com segurança para que as crianças possam explorar. E ver o sorriso no rosto deles nos faz sentir imensa alegria.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Percebemos com a autonomia que damos para as crianças elas se sentem mais útil, e através disso o desperdício tem diminuído a cada dia, e o respeito com o amigo tem aumentado. Isso nos fazem muito felizes pois o respeito é muito importante.

Parque com Intervenção:

  • Para montarmos o parque de pneus, conseguimos doações de pneus, tintas e areia.

Parque Sonoro:

  • Meta realizada
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:
  • Verificamos todos os espaços fornecidos da escola, e fizemos ajustes e reformas com forme as necessidades necessárias. Assim como o parque onde temos os escorregadores e cavalinhos e baú de brinquedos. Como também o nosso parque de pneus onde foi construído para mais um espaço que as crianças possam explorar, brincar, subir, descer, escalar, correr, brincar de faz de conta e usar toda sua criatividade e imaginações
Pontos de Atenção:
  • Manutenção dos espaços.
Encaminhamentos:
  • Ter sempre materiais disponíveis para as reformas assim desejadas.
2 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • Para construção do documento marcas registramos vários momentos das crianças brincando nesse espaço.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção dos espaços.
Encaminhamentos:
  • Ter sempre materiais disponíveis para as reformas assim desejadas.
3 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • As crianças do pré I e pré II a cada dia tem  se alimentado com autonomia, fazem filas respeitando seu momento em tirar suas próprias refeições, elas mesmas colocam a comida e escolhem o que querem comer. Orientamos sobre o desperdício e assim colocam o que conseguem comer. Se caso quiserem repetir tem a mesma autonomia de se servirem novamente. Como: sopa, arroz, feijão, carnes, saladas, frutas, sucos e leite.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção do programa.
Encaminhamentos:
  • Continuar observando as crianças e sempre incentivá-las a comerem alimentos saudáveis.
4 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:
  • Estamos sempre atentos para algum tipo de reparos necessários, como: móbiles de incentivo de alimentos saudáveis, também mesas e cadeiras.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção do programa.
Encaminhamentos:
  • Continuar observando as crianças e sempre incentivá-las a comerem alimentos saudáveis.
5 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • Na construção do Marcas, estamos registrando os momentos com as crianças.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção do programa.Manutenção do programa.
Encaminhamentos:
  • Continuar observando as crianças e sempre incentivá-las a comerem alimentos saudáveis.
6 | Parque com Intervenção
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balance; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • Fizemos um parque de pneus, onde possibilitamos o espaço para as crianças balançarem, escalarem, tanque de areia, pendurarem, correrem, subirem, descerem entre outras atividades de movimentos como pintura no chão como: amarelinha, como chegar até o sapo, escada, circuito.

Pontos de Atenção:
  • Manutenção.
Encaminhamentos:
  • Manutenção.
7 | Parque com Intervenção
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:
  • Realizando ajustes necessários assim que precisar.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção
Encaminhamentos:
  • Manutenção
8 | Parque com Intervenção
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • Construção do documento marcas estamos registrando os momentos com as crianças.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção
Encaminhamentos:
  • Manutenção
9 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:

Aquisição de materiais.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
  • Planejamento de ações para confecções e montagem do parque sonoro.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • Diversos materiais para diferentes sons, como: plástico, madeira, tampinhas, chaves, metal, grãos entre outros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa, experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:
  • Pesquisas e confecções das sonoridades.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Montagem do parque sonoro.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
  • Elaboração do plano de ação para inauguração.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
  • Inauguração do parque com a participação da comunidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição