Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2020

De 01/02/2020 a 29/02/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
2| Resultados Alcançados
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa: "Espaços que Educam", observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como uso destes pelos alunos e adultos 
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa: " Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” , observando e avaliando qualitivamente o espaço, uso destes pelos alunos e adultos.
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa: "Comunidade Leitora", observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores
  • Acompanhamento de implantação e da manutenção do programa:  "Parque com Intervenção", observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balance, subam, desçam e escalem em ambientes diferenciados.
  • Colocação de tendas na área verde nos fundos da unidade, para garantir o bem estar dos alunos durante o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais para o programa: "Espaços Físicos"

 

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Foram confeccionados novos cantinhos simbólicos como pizzaria, sorveteria, quarto e pet shop. Deixando os cantos mais atrativos para as crianças explorarem suas criatividades. Reformamos também o refeitório infantil, e realizamos a manutenção do parque de pneus onde trocamos todos que estavam desgastados e pintamos com várias cores deixando o parque colorido e atrativo. Com a construção de novos cantos simbólicos, presenciamos a alegria das crianças ao brincarem nesse espaço preparados para elas.
Pontos de Atenção:
  • Em manutenção.
Encaminhamentos:
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • A manutenção é feita sempre que necessário, estamos atentas as trocas de cadeiras e mesas, verificando o cadeirão dos bebes, organizando os espaços deixando confortável para as crianças e facilitando o trabalho dos funcionários na hora de servirem as refeições para as crianças.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção do programa.
Encaminhamentos:
3 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Manutenção dos livros, retirando os livros rasgados e rabiscados. E colocando livros novos conforme faixa estaria estando a disposição dos professores e crianças. O canto de leitura está sempre organizado, para que todos possam ter o momento de leitura em uma ambiente limpo e organizado. Com livros novos, percebemos que as crianças ficam mais felizes e participativas nos contos feitos pelas professoras. Prestam atenção em cada detalhe e assim que as professoras terminam de contar as histórias elas querem contar do jeito que aprenderam. Dando assim autonomia para expressarem o que estão sentindo naquele momento.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção de livros, fantoches e fantasias. 
Encaminhamentos:
4 | Parque com Intervenção
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balance; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • Fizemos a manutenção do parque, onde é o espaço principal para brincadeira e o que mais as crianças gostam no ambiente escolar, eles exploram todos os ambientes pulando, escorregando, subindo, descendo, escalando, correndo entre outros. As oficinas são preparadas com muito carinho e dedicação das educadoras trazendo para aquele momento um ambiente agradável e onde o interagir com as crianças se tornam um momento prazeroso para todos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Espaços Físicos
Completude: 50,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Fizemos tendas no parque e em frente as salas deixando um ambiente colorido, limpo e agradável para as crianças onde elas possam brincar interagindo com outras crianças de diferentes idades. Brincadeiras como rodas, dança da cadeira, vivo ou morto entre outros. Com as arrecadações de brinquedos elas compartilham com outras tendo sempre em mente a importância do compartilhar. Com as novas tendas os ambientes se tornam mais atrativo. Fazendo com que as crianças tenham sombra para brincarem e explorarem os espaços. Sem se preocupar com o sol quente e na época de chuva também.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
  • Planejamento de ações para confecções e montagem do parque sonoro. Aquisição de materiais. Diversos materiais para diferentes sons, como: plástico, madeira, tampinhas, chaves, metal, grãos entre outros. Pesquisas e confecções das sonoridades. Montagem do parque sonoro. Elaboração do plano de ação para inauguração. Inauguração do parque com a participação da comunidade
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição