Relatório de Execução das Atividades - Março 2020

De 01/03/2020 a 31/03/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL.

  • Compartilhar o projeto “As sementeiras” com os alunos
  • Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto a comunidade escolar
  • Lançamento do projeto “As Sementeiras”
  • planejamento Semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos
  • aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta(terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários
  • Realização da horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários, infantil e pré
  • Planejamento de ações para confecções e montagem do parque sonoro
  • Aquisição de materiais
  • Diversos materiais para diferentes sons, como: plástico, madeira, tampinhas, chaves, metal, grãos entre outros
  • Pesquisas e confecções das sonoridades 
  • Montagem do parque sonoro
  • Elaboração do plano de ação para inauguração
  • Inauguração do parque com a participação da comunidade
2| Resultados Alcançados
  • Compartilhando com os responsáveis na reuniões de pais o programa : “Espaços que Educam” seus objetivos específicos, os resultados esperados e os alcançados.
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa: "Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer", observando e avaliando qualitivamente o espaço, uso destes pelos alunos e adultos.
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa: "Comunidade Leitora", observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
  • Desenvolvimento de jogo e brincadeiras para as diferentes faixa etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos no programa: "Espaços Físicos"
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Na reunião de pais que tivemos no mês de março, reapresentamos o projeto para estarem cientes que nosso plano de trabalho com os espaços que educam continuará. Os espaços que educam são importantes para o desenvolvimento com as crianças. Temos o prazer de mostrarmos a elas a importância e o cuidado com cada espaço. Fazendo com que as crianças também aprendam a cuidar de cada espaço feito em nossa escola. Podemos perceber que os pais ficam felizes em saber o quanto as crianças desenvolvem e prendem a se organizarem e compartilharem um com o outro. Que mesmo pequenos já tem a responsabilidade de ajudarem quem mais precisam, interagindo com várias crianças de todas faixas etárias, e o compromisso de deixarem os ambientes arrumados para poder receber outros amigos.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção
Encaminhamentos:
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” os objetivos, resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • Nas reuniões de pais reapresentamos o projeto “arte de se alimentar com qualidade e autonomia”,  mostrando para eles a importância da alimentação saudável e como é importante incentivarmos a autonomia de cada criança. Explicamos um pouco da nossa rotina e como fazemos na hora da alimentação das crianças.  Mostrando a eles que incentivamos as crianças a experimentarem todos os tipos de alimentos, e dando total autonomia para se servirem conforme orientações e combinados das professoras para evitarmos o desperdício na hora da comida. Eles se servem comem e se quiserem podem repetir novamente. Muitos pais falaram que em casa os filhos não querem mais ajuda, que gostam de se servirem e se alimentarem sozinhos, e que são agradecidos a escola por incentivar a autonomia, que muitas vezes em casa os adultos acabam fazendo tudo para as crianças por acharem que são mais rápidos e também por falta de tempo.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção do programa.
Encaminhamentos:
3 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Na reunião de pais no mês de março, reapresentamos o projeto “comunidade leitora” falamos da importância dos pais se interagir com os filhos para brincar, ler, escrever, desenhar entre outros. A importância dos filhos levarem os livros para a casa, para que a família se reúnam e conte a história para as crianças, e depois deixarem elas contarem a história do jeito deles, e  se possível relatem nas agendas como foi aquele momento onde eles se reuniram para contar a história. Compartilhando com as professoras o relato para que as professoras se reuniam com outras crianças e leem o relato de cada criança. Os pequenos amam ouvir os relatos que os pais fazem. Trazendo para aquele momento muita alegria.
Pontos de Atenção:
  • Manutenção de livros, fantoches e fantasias.
Encaminhamentos:
4 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Parque com Intervenção ” os seus objetivos específicos, resultados esperados e os alcançados, para que possam compreender a importância da brincadeira na rotina e na vida das crianças.
Descrição:
  • Compartlhando nas reuniões de pais no mês de março o programa “parque com intervenção” explicando para os pais como são realizados o momento do parque com os educadores e professores, a importância do adulto na hora do brincar, a seguranças que eles sentem ao perceber que os adultos estão presentes naquele momento. E também a importância do interagir dos adultos para com as crianças. Percebemos o quanto os pequenos gostam de brincar no parque, campo de futebol, parque dos pneus juntamente com as professoras interagindo com eles. Na pesquisa realizada com as crianças, podemos perceber que elas gostam muito de brincar com água, foi quando compramos bacias enchemos de água para que eles possam dar banho nas bonecas, lavar os carrinhos entre outros brinquedos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Espaços Físicos
Completude: 50,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:
  • Nas reuniões de pais compartilhamos os espaços físicos e externos, mostrando a eles os cantinhos simbólicos dentro das salas, onde o faz de conta toma conta daquele momento. Os espaços externos são para todos explorarem tanto o adulto quanto as crianças, brincar de amarelinha, andar sobre o caracol, suber as escadas, brincar da dança de cadeiras, vivo ou morto, pega pega, pular as casinhas do sapo. Isso faz toda diferença no dia a dia e no desenvolvimento das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição