Relatório de Execução das Atividades - Abril 2021

De 01/04/2021 a 30/04/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 DESCRIÇÕES DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS:

Oferecer uma educação de qualidade às crianças de zero a cinco anos no CECOI Maria Cursino. Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil. Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem. Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e monitoramento da regularidade administrativa e financeira.

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19. 

  • Etapa 1 - atividades remotas
    As atividades remotas estão disponíveis no Portal LEDI (Laboratório de Educação Digital Professor Eduardo Augusto Fernandes) para as famílias que não tem dificuldades em mexer com a internet, também através do grupo de WhatsApp feito por salas são tirado print e enviado no grupo para os pais que tem dificuldade com o Portal LEDI, facilitando para as famílias. Para os que não tem acesso a internet, as propostas são impressas juntamente com os kits e retirado na escola. 
  • Etapa 2 - comunicação com as famílias e crianças
    O  contato com as famílias e crianças são constante, através do telefone e grupo de WhatsApp. Para as crianças que preferiu realizar as propostas remotas a equipe gestora juntamente com a equipe de sala entra em contato com as famílias para sempre lembrá-las o quanto são importantes a participação nas atividades remotas. A equipe de sala se mantém disponíveis as famílias para auxiliarem no que precisarem, tirando quaisquer dúvidas em relação às propostas. Pedindo para que os pais enviem para equipe de sala fotos, vídeos e relatos das crianças realizando as atividades. 
  • Etapa 3 - formação dos funcionários dos diferentes segmentos
    A etapa foi concluída. 
  • Etapa 4 - protocolo de higienização
    Na entrada, tapete sinatizante, álcool gel para adulto e crianças e medição de temperatura. Os funcionários com máscaras de tecidos juntamente com face shield, álcool gel na entrada da sala e por toda parte da escola, como banheiros, refeitório e parque. 
  • Etapa 5 - entrega das marmitas
    As entregas de marmitas são todos os dias (exceto feriados e emenda) horários das 12h15 às 13h15 diferenciando o horário de saída das crianças para não haver aglomerações, sendo que a escola só tem um portão de entrada e saída. As marmitas são feitas no momento em as famílias chegam para fazer a retirada e colocada em embalagem de isopor, juntamente com acompanhamento diferenciado as semanas, como frutas, bolos e gelatinas. São entregues em mãos pela auxiliar de cozinha que tem todo o cuidado na hora da entrega, usando máscara de tecido, face shield, botas, luvas e avental.

 

2| Resultados Alcançados

Formação continuada com os funcionários, administrativo e pedagógico com formação direcionada pela Secretaria de Educação e Cidadania (SEC). Todas as orientações, formações e protocolos foram encaminhados para todos os colaboradores de todos os seguimentos.

Temas de formações:

  • Cuidados na 1ª  infância 
  • Gestão do Cotidiano para a aprendizagem. Parte 2
  • Gestão do Cotidiano para a aprendizagem. Parte 1
  • Educação Especial - Autismo
  • Mapeamento dos saberes das professoras – Socialização das respostas
  • Pedagogia dos Sonhos Pré II
  • Mapeamento dos saberes das professoras
  • Busca Ativa
  • Documentação Pedagógica (organização do drive)

 PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Quantidade total de marmitas servidas: 370
  • Quantidade total de sopa servida: 3
  • Quantidade total de atividades impressas: 6
  • Quantidade total kits pedagógicos: 2
  • Quantidade total de materiais: 0
  • Quantidade total de devolutivas: 326
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto

Percebemos o quanto são importantes as formações direcionadas aos colaboradores, o quanto todos são envolvidos em realizar um bom trabalho, cada um no seu seguimento fazendo sempre o seu melhor dia após dia.

Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CECOI Maria Cursino.
Etapa: Formação continuada.
Descrição:

Formação continuada, administrativa e  pedagógico direcionada pela Secretaria de Educação e Cidadania (SEC). Todas as orientações, formações e protocolos foram encaminhados  para todos os colaboradores de todos os seguimentos.

Temas de formações: 

  • Documentação Pedagógica (organização do drive)
  • Busca Ativa
  • Mapeamento dos saberes das professoras
  • Pedagogia dos Sonhos Pré II
  • Mapeamento dos saberes das professoras – Socialização das respostas
  • Educação Especial - Autismo
  • Gestão do Cotidiano para a aprendizagem. Parte 1
  • Gestão do Cotidiano para a aprendizagem. Parte 2
  • Cuidados na 1ª infância
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Revitalização da horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CECOI Maria Cursino.
Etapa: Revitalização da horta. .
Descrição:
  • Manutenção da horta acontece todos os dias, limpeza e cuidado para deixar um ambiente agradável as crianças e colaboradores.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Promover momentos de integração Família/Escola.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Promover momentos de integração Família/Escola.
Descrição:

Todas as ações feitas na escola estão evidenciados nos murais digitais e da escola, facilitando para as famílias a transparência do trabalho desenvolvido para as crianças.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Incentivo para a criação de hábitos saudáveis por meio de culinárias na escola com as crianças do Pré I e II.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Incentivo para a criação de hábitos saudáveis por meio de culinárias na escola com as crianças do Pré I e II.
Descrição:
  • Incentivo para criação de hábitos saudáveis, as professoras se reunirá com as crianças e mostrará a elas a importância de se alimentarem bem, com a horta selecionada em nossa escola as crianças irão conhecer as verduras, temperos e frutas, e através disso irão trazer as professoras o que gostariam de estarem fazendo na culinária. Com todo protocolo elas irão promover momentos onde as crianças colocarão a mão nos alimentos para realizarem as propostas selecionadas para aquele momento. Sempre incentivando a boa alimentação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.
Descrição:
  • Relatórios disponibilizados no portal de transparência da unidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Incentivar a leitura em casa com as crianças e com as famílias.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Incentivar a leitura em casa com as crianças e com as famílias.
Descrição:

Montamos um canto de livros todos plastificados de empréstimo a comunidade. A criança escolhe o livro que quer levar para casa para as famílias terem um momento de interação. Incentivando a leitura em casa. No próximo dia em que retornarem a escola esses livros são colocados em uma caixa de plástico e ficam 10 dias em quarentena. Vencendo a quarentena são higienizados e posto para o empréstimo novamente. Os livros são escolhidos conforme a faixa etária, e vão para casa em maleta viajante de plástico. Para facilitar a higienização.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição