
Relatório de Execução das Atividades - Agosto 2021
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):
META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.
- Etapa 1 - atividades remotas
Etapa foi concluída
- Etapa 2 - comunicação com as famílias e crianças.
Etapa concluída
O contato com as famílias e crianças é constante, por meio do telefone e grupo de whatsapp. Para as famílias de crianças que preferiram realizar as propostas remotas a equipe gestora juntamente com a equipe de sala entra em contato para sempre lembrá-las o quanto é importante a participação nas atividades remotas. A equipe de sala se mantém disponíveis as famílias para auxiliar no que precisarem, tirando quaisquer dúvidas em relação às propostas. Pedindo para que os pais enviem para equipe de sala fotos, vídeos e relatos das crianças realizando as atividades.
- Etapa 3 - formação dos funcionários dos diferentes segmentos
A etapa foi concluída.
- Etapa 4 - protocolo de higienização
Na entrada, tapete sanitizante, secante, álcool gel para adulto e crianças e medição de temperatura. Os funcionários com máscaras de tecidos juntamente com face shield, álcool gel na entrada da sala e por toda parte da escola, como banheiros, refeitório e parque. Demarcação de espaços para garantir o distanciamento social, isolamento de torneiras das pias garantindo um espaço seguro entre elas.
- Etapa 5 - entrega das marmitas
As entregas de marmitas são todos os dias (exceto feriados e emenda) horários das 12h15 às 13h15 diferenciando o horário de saída das crianças para não haver aglomerações, sendo que a escola só tem um portão de entrada e saída. As marmitas são feitas no momento em que as famílias chegam para fazer a retirada e colocada em embalagem de isopor, juntamente com acompanhamento diferenciado as semanas, como frutas, bolos e gelatinas. São entregues em mãos pela auxiliar de cozinha que tem todo o cuidado na hora da entrega, usando máscara de tecido, face shield, botas, luvas e avental. Com o retorno presencial integral houve uma queda nas entregas de marmitas. As marmitas continuarão sendo oferecidas para as crianças do remoto. As demais crianças estão sendo atendida com café da manhã, fruta, almoço, lanche da tarde e pré jantar totalizando entre as principais 909 refeições ao dia na própria Unidade escolar.
PLANO EMERGENCIAL - COVID19:
- Quantidade total de marmitas servidas: 51
- Quantidade total de sopa servida: 0
- Quantidade total de atividades impressas: 0
- Quantidade total kits pedagógicos: 0
- Quantidade total de materiais: 0
- Quantidade total de devolutivas: 798
A busca ativa traz o crescimento de devolutiva das famílias para a escola. Como são gratificantes as devolutivas por meio de escrita, fotos, áudios e vídeos. Escola e Famílias parceria que dá certo!
1 | Formação continuada
Completude:
50,00 %
|
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CECOI Maria Cursino.
Etapa: Formação continuada.
Descrição:
Formação continuada pedagógica com temas direcionada pela Secretaria de Educação e Cidadania (SEC). Todas as orientações, formações e protocolos são encaminhados para todos os colaboradores de todos os segmentos, os registros são feitos por fotos, síntese e pautas.
Foi elaborado um Plano de Ação para acompanhamento das etapas previstas no Plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Promover momentos de integração Família/Escola.
Completude:
50,00 %
|
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Promover momentos de integração Família/Escola.
Descrição:
Todas as ações feitas na escola são posta nos murais digitais e da escola, facilitando para as famílias a transparência do trabalho desenvolvido pelas as crianças de cada nível sendo eles: berçário I, berçário II, infantil I, infantil II, pré I e pré II. As professoras realizaram uma Roda de conversa online com as famílias. Como provocação inicial, lançaram nos grupos uma pergunta pedindo às famílias que compartilhassem os momentos com as crianças após a escola. As famílias deram devolutivas evidenciando os momentos da rotina. Fizeram um breve relato de como aproveitam esse tempo em família.
Foi realizada uma pesquisa com as famílias via Google Forms para saber como foi o retorno presencial integral. As famílias responderam como se sentiram em relação à segurança com os protocolos, acolhida, adaptação e o sentimento da criança ao voltar a frequentar a creche. Tivemos um total de 78 participações, sendo mais de 90 % com retorno positivo. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Incentivo para a criação de hábitos saudáveis por meio de culinárias na escola com as crianças do Pré I e II.
Completude:
50,00 %
|
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Incentivo para a criação de hábitos saudáveis por meio de culinárias na escola com as crianças do Pré I e II.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Incentivar a leitura em casa com as crianças e com as famílias.
Completude:
50,00 %
|
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Incentivar a leitura em casa com as crianças e com as famílias.
Descrição:
Em roda de conversa as professoras realizaram uma pesquisa de opinião junto às crianças de suas histórias favoritas. Realizamos uma avaliação com os diferentes segmentos das etapas realizadas referente a intencionalidade educativa às práticas pedagógicas evidenciando as experiências e vivencias das crianças com a criação dos hábitos saudáveis e incentivo a leitura. O resultado foi bem positivo garantindo a efetividade das ações. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude:
50,00 %
|
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|