Relatório de Execução das Atividades - Abril 2022

De 01/04/2022 a 30/04/2022
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Não há metas/etapas e atividades propostas para o mês de abril.

OUTRAS AÇÕES REALIZADAS

Durante o mês de abril realizamos as formações continuadas com as professoras, educadoras e equipe de apoio.

Formação para professores: Abordamos diversos temas objetivos que contribuíram para a prática diária do professor. Destacamos alguns encontros como a pauta 18, socializando o tema: “CAFÉ COM PROSA”. Neste dia, organizamos um local com um tapete debaixo da sombra de uma árvore, um varal com fotos das crianças nos mais diversos momentos da rotina e um fundo musical com uma trilha sonora. Convidamos as professoras para apreciar as imagens e em seguida se sentar no tapete. Lemos a parábola “O quebrador de pedras” – Quem você deseja ser (C. Z.).  Logo, refletimos sobre a pergunta Quem você deseja ser? Foi um momento de alinhamento das ações e reflexão sobre a prática.

Destacamos ainda a pauta 21, na qual utilizamos o encontro para planejar e registrar as práticas pedagógicas.  Como acolhida trouxemos elementos da natureza com a temática “Natureza que cura”. Organizamos uma mesa com café, suco de maracujá, chá de erva cidreira e hortelã, também preparar um bolo de banana. Na mesa xícaras e minipratos com folhagens de chás. Refletimos sobre o ambiente que convida, encanta e inspira para planejar contextos de aprendizagens às crianças. Foi um momento rico em aprendizagens e socializações.

Formação para educadores: Para enriquecer ainda mais a prática do educador e apoiar o planejamento do contraturno as formações tiveram como foco as brincadeiras e interações com intenções. Trabalhamos a pauta 6 com a temática “CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS – PIAGET” com o objetivo de refletir sobre as características das faixas etárias para melhor selecionar as brincadeiras do contraturno. Realizamos a brincadeira do dado das cores. A equipe se posicionou em círculo e a formadora elegeu uma educadora por vez para jogar o dado no centro. Ao lançar o dado todas as educadoras puderam identificar a cor sorteada e procurar um objeto da cor semelhante. A interação é uma variação da brincadeira “Elefantinho colorido”. Essa brincadeira além de ser muito divertida e dinâmica, garante o direito de explorar as cores, participar, pois oportuniza a escolha do que irá apresentar e o direito de conviver, pois nem todos vão encontrar algo da cor semelhante. A brincadeira também desenvolve a agilidade, atenção, reconhecimento de cor. O que fica mais evidente nessa interação é a capacidade de identificar as semelhanças e diferenças. O momento foi bem descontraído e interativo.

Capacitação para a equipe escola: Realizamos também a formação para as equipes de cozinha e limpeza. No encontro conversamos sobre a proposta pedagógica da escola e o cotidiano escolar. Após a leitura da proposta pedagógica e um trecho do Currículo de São José dos Campos, no qual destaca os rituais vivenciados na escola de educação infantil, os funcionários observaram algumas fotos dos registros da rotina diária das crianças e puderam discutir e relacionar cada foto ao momento da rotina. Falamos ainda sobre a atribuição de cada um com o objetivo de conhecer melhor as ações necessárias para garantir a convivência e qualidade de atendimento. Como as equipes de cozinha e limpeza estavam juntas a dinâmica para essa tarefa foi juntar as atribuições de cada função descritas em forma de texto fatiado. Após a leitura de cada trecho as equipes tiveram que separar e listar qual atribuição conferia com sua função. Foi um momento de rico aprendizado.

Vivência das cores na unidade escolar, com estações brincantes:
A vivência das cores na Educação infantil tem muitos objetivos, entre eles: desenvolver a coordenação motora, aguçar o raciocínio lógico, a criatividade, memorização e a sensibilidade. Neste sentido proporcionamos momentos de descontração para as crianças com exploração das estações brincantes, com a participação de todos os níveis. A proposta oportunizou as crianças realizarem experiências usando instrumentos riscantes e tintas, puderam descobrir novas cores ao misturar duas cores despertando a curiosidade das crianças.

Semana do livro: Na semana do dia 18 de abril oportunizamos ambientes inspiradores e convidativos em que as crianças puderam escolher livros por temas, ilustrações e diversidade. Organizamos oficinas de leitura na qual a crianças puderam folhear, explorar, ler imagens, contar histórias uns para os outros. Finalizamos a semana com um teatro O tesouro da Emília”, apresentado pelas educadoras com a participação de todos os níveis.

Revitalização das salas de aula e espaços externos:

Cantinho da leitura: As professoras organizaram os materiais para construção de almofadas e tapetes, selecionaram de livros para compor o espaço.

Cantinho simbólico e das caixas temáticas: As professoras e educadoras organizaram os materiais para compor os cantinhos: cozinha, mercadinho e médico. Separaram e organizaram materiais para as caixas temáticas como: potes, tampas, colheres, panelinhas, pratos e outros para a exploração. Levantaram estratégias para a organização e seleção de materiais apoiando-se no documento recomeçando.

Comunicação com as famílias via telefone e WhatsApp:
A escola mantém o contato com as famílias diariamente sempre que necessário para sanar dúvidas e acolher sugestões.

Foi realizada uma reunião com os pais de crianças do Pré II para entrega dos jogos pedagógicos do programa Recupera em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania (SEC).

Manutenção dos protocolos de higiene e saúde com ações como: uso do tapete sanitizante e secante disposto na entrada da escola, álcool gel para adultos e crianças. Disposição de álcool gel na entrada das salas e demais espaços da escola, como: banheiros, refeitório e parque

2| Resultados Alcançados
  • Capacitação da equipe escola.
  • Participação de 17 funcionários nas formações continuadas.
  • 02 crianças matriculadas do segmento creche.
  • Atendimento individualizado com famílias.
  • Participação de 8 famílias na reunião de pais.
  • 1911 refeições servidas para as crianças.
  • Escola organizada oportunizando um espaço rico em possibilidades de aprendizagens.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Qualificação da equipe escola;
  • Fortalecimento de vínculos entre escola e famílias;
  • Equipe escola valorizada pelo que é e pelo que faz.
  • Qualidade de comunicação da equipe de sala.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CECOI Maria Cursino.
Etapa: Formação continuada.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Revitalização da horta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CECOI Maria Cursino.
Etapa: Revitalização da horta. .
Descrição:
  • Etapa Concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CECOI Maria Cursino.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Promover momentos de integração Família/Escola
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Promover momentos de integração Família/Escola.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Incentivo para a criação de hábitos saudáveis por meio de culinárias na escola com as crianças do Pré I e II.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Incentivo para a criação de hábitos saudáveis por meio de culinárias na escola com as crianças do Pré I e II.
Descrição:
  • Etapa Concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Incentivar a leitura em casa com as crianças e com as famílias.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Incentivar a leitura em casa com as crianças e com as famílias.
Descrição:
  • Etapa Concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Etapa Concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição