Relatório mensal - setembro 2018

De 01/09/2018 a 30/09/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foi realizado os projetos espaços que educam, alimente-se bem com qualidade e autonomia, comunidade leitora, parque com intervenção, espaço físico externo, 

2| Resultados Alcançados

Espaços que educam:

Espaços organizados, maior segurança para cantos e espaços de atenção, visualização da organização e espaços atendendo as necessidades das crianças e adultos.

 

Alimente-se bem com qualidade e autonomia:

Autonomia na hora de realizar a retirada das comidas do serv service, conhecimento do que gosta e aprimoramento do experimentar em pouca quantidade, socialização com várias faixas etárias.

 

Comunidade leitora:

Comunidade participando ativamente dos empréstimos de livros, relatos de pais que voltaram a estudar com intuito de ajudar os filhos nas leituras, crianças com interesse maior pela leitura, conhecimento de temas variados de leituras e atividades.

 

Parque com intervenção:

Maior desenvolvimento de atividades realizadas pelas equipes, desenvolvimento e socialização, atividades que proporcionaram maior interação com o adulto e liberdade de exploração das brincadeiras.

 

Espaço físico externo:

Melhoria na organização dos espaços, da oferta de materiais e da quantidade de alunos atendidos em cada oficinas

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 90,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: No TFC Administrativo realizar as formações com todos os funcionários, para que possam organizar todos os ambientes de forma adequada ao acesso, trânsito e utilização da criança de acordo com a proposta pedagógica da escola, transformando o ambiente escolar num local agradável de se estar e de se conviver com o outro.
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

MURAIS EXPLICATIVOS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

MURAIS EXPLICATIVOS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

O MARCAS ESTA SENDO CONFECCIONADO. 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

MURAIS EXPLICATIVOS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto á importância das intenções e intervenções nos momentos da merenda.
Descrição:

Reunião com pais / responsáveis para divulgação do programa e os cuidados com a alimentação, lanches e restrições alimentares.

TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Avaliação e manutenção do espaço constante.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” os objetivos, resultados esperados e os alcançados.
Descrição:

Reunião com pais / responsáveis para divulgação do programa e os cuidados com a alimentação, lanches e restrições alimentares.

TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Avaliação e manutenção do espaço constante.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:

Reunião com pais / responsáveis para divulgação do programa e os cuidados com a alimentação, lanches e restrições alimentares.

TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Avaliação e manutenção do espaço constante.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:

Reunião com pais / responsáveis para divulgação do programa e os cuidados com a alimentação, lanches e restrições alimentares.

TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Avaliação e manutenção do espaço constante.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:

Reunião com pais / responsáveis para divulgação do programa e os cuidados com a alimentação, lanches e restrições alimentares.

TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Avaliação e manutenção do espaço constante.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:

O Marcas está sendo elaborado conforme todas as etapas executadas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Leitura com a familia
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura.
Descrição:

PROJETO IMPLANTADO COM A COMUNIDADE, DISTRIBUINDO OS LIVROS DE LEITURA INFANTIL POR NÍVEL, SENDO INICIADO COM PRE II.

CRIANÇAS LEVAM A SACOLINHA PARA CASA E REALIZAM A LEITURA COM A FAMÍLIA RETORNANDO NO DIA MARCADO.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Leitura com a familia
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Comunidade Leitora” os seus objetivos específicos, bem como os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:

PROJETO IMPLANTADO COM A COMUNIDADE, DISTRIBUINDO OS LIVROS DE LEITURA INFANTIL POR NÍVEL, SENDO INICIADO COM PRE II.

CRIANÇAS LEVAM A SACOLINHA PARA CASA E REALIZAM A LEITURA COM A FAMÍLIA RETORNANDO NO DIA MARCADO.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Leitura com a familia
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:

PROJETO IMPLANTADO COM A COMUNIDADE, DISTRIBUINDO OS LIVROS DE LEITURA INFANTIL POR NÍVEL, SENDO INICIADO COM PRE II.

CRIANÇAS LEVAM A SACOLINHA PARA CASA E REALIZAM A LEITURA COM A FAMÍLIA RETORNANDO NO DIA MARCADO.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Leitura com a familia
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:

O Marcas está sendo elaborado conforme execução das etapas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque.
Descrição:

ESTABELECENDO COM AS EQUIPES AS MANUTENÇÕES DAS ATIVIDADES E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balance; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:

ESTABELECENDO COM AS EQUIPES AS MANUTENÇÕES DAS ATIVIDADES E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | espaços físicos externos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Elaboração de um plano de formação.
  • Confecção em TFC de brinquedos com materiais não estruturados.
  • Cronograma com as propostas para este momento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | espaços físicos externos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Elaboração de um plano de formação.
  • Confecção em TFC de brinquedos com materiais não estruturados.
  • Cronograma com as propostas para este momento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | espaços físicos externos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Elaboração de um plano de formação.
  • Confecção em TFC de brinquedos com materiais não estruturados.
  • Cronograma com as propostas para este momento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | espaços físicos externos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Elaboração de um plano de formação.
  • Confecção em TFC de brinquedos com materiais não estruturados.
  • Cronograma com as propostas para este momento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição