Relatório mensal - Outubro 2018

De 01/10/2018 a 31/10/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CECOI, Maria Cursino) - TC n.° 78/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foi realizado o projeto espaços que educam, espaço físico externo, arte de se alimentar, comunidade leitora, parque com intervenção

2| Resultados Alcançados

Espaços que educam:

De forma concreta as avaliações foram positivas e os espaços receberam manutenção.

 

Espaços físicos externos:

  • Realizamos a construção de brinquedos e materiais para compor os espaços externos e os mesmos são revitalizados sempre que necessário para melhor atender nossas crianças.
  • As brincadeiras e os jogos são oportunizados para todas as crianças diariamente.
  • A integração e interação entre as crianças são notórios, promovendo a convivência dos alunos de diferentes faixas etárias.
  • Oferta de oficinas pedagógicas para que pais e filhos construíssem os brinquedos propostos

 

Arte de se alimentar com qualidade:

Autonomia na hora de realizar a retirada das comidas do serv service, conhecimento do que gosta e aprimoramento do experimentar em pouca quantidade, socialização com várias faixas etárias.

 

Comunidade leitora:

Em sala de aula o interesse em levar livros pelas crianças tem realizado um grande avanço com a leitura pela família e com empréstimos realizados diariamente por eles, sendo devolvidos na medida que realizam a leitura.

 

Parque com intervenção:

Maior desenvolvimento de atividades realizadas pelas equipes, crianças felizes com atividades diferenciadas, desenvolvimento e socialização, atividades que proporcionaram maior interação com o adulto e liberdade de exploração das brincadeiras.

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Tarde Divertida
Completude: 90,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Colocação de tenda na área verde.
  • Oportunidades dos alunos de interagirem com outros alunos de diferentes idades
  • Construção de brinquedos não estruturados com os alunos
  • Desenvolvimento de jogos e brincadeiras com os alunos
Pontos de Atenção:

Construção de diferentes brinquedos não estruturados antes e durante as propostas realizadas no contraturno

Uso de materiais reciclados e busca de tutoriais para a construção de brinquedos

Brincar junto aos alunos, avaliar e replanejar se necessário

Encaminhamentos:

Pesquisa em sites que promovam o conhecimento e a realização de materiais não estruturados

Planejar diferentes brinquedos e brincadeiras

Construir do Documento Marcas com registros escrito e fotográficos

Participar junto aos alunos das brincadeiras propostas

Avaliar a Tarde Divertida e ajustar caso necessite

2 | Tarde Divertida
Completude: 90,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Colocação de tenda na área verde.
  • Oportunidades dos alunos de interagirem com outros alunos de diferentes idades
  • Construção de brinquedos não estruturados com os alunos
  • Desenvolvimento de jogos e brincadeiras com os alunos
Pontos de Atenção:

Construção de diferentes brinquedos não estruturados antes e durante as propostas realizadas no contraturno

Uso de materiais reciclados e busca de tutoriais para a construção de brinquedos

Brincar junto aos alunos, avaliar e replanejar se necessário

Encaminhamentos:

Pesquisa em sites que promovam o conhecimento e a realização de materiais não estruturados

Planejar diferentes brinquedos e brincadeiras

Construir do Documento Marcas com registros escrito e fotográficos

Participar junto aos alunos das brincadeiras propostas

Avaliar a Tarde Divertida e ajustar caso necessite

3 | Tarde Divertida
Completude: 90,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Colocação de tendas na área verde nos fundos da unidade, para garantir o bem estar dos alunos durante o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras.
Descrição:
  • Colocação de tenda na área verde
  • Oportunidades dos alunos de interagirem com outros alunos de diferentes idades
  • Construção de brinquedos não estruturados com os alunos
  • Desenvolvimento de jogos e brincadeiras com os alunos
Pontos de Atenção:

Construção de diferentes brinquedos não estruturados antes e durante as propostas realizadas no contraturno

Uso de materiais reciclados e busca de tutoriais para a construção de brinquedos

Brincar junto aos alunos, avaliar e replanejar se necessário

Encaminhamentos:

Pesquisa em sites que promovam o conhecimento e a realização de materiais não estruturados

Planejar diferentes brinquedos e brincadeiras

Construir do Documento Marcas com registros escrito e fotográficos

Participar junto aos alunos das brincadeiras propostas

Avaliar a Tarde Divertida e ajustar caso necessite

4 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:

De acordo com a formação para os funcionários realizamos a manutenção dos espaços com intuito de aprimorar e manter os espaços organizados.

A avaliação com as crianças, pais e funcionários foram realizadas para que possamos melhorar nossas propostas.

Murais explicativos com as propostas realizadas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa.
Descrição:

De acordo com a formação para os funcionários realizamos a manutenção dos espaços com intuito de aprimorar e manter os espaços organizados.

A avaliação com as crianças, pais e funcionários foram realizadas para que possamos melhorar nossas propostas.

Murais explicativos com as propostas realizadas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: No TFC Administrativo realizar as formações com todos os funcionários, para que possam organizar todos os ambientes de forma adequada ao acesso, trânsito e utilização da criança de acordo com a proposta pedagógica da escola, transformando o ambiente escolar num local agradável de se estar e de se conviver com o outro.
Descrição:

De acordo com a formação para os funcionários realizamos a manutenção dos espaços com intuito de aprimorar e manter os espaços organizados.

A avaliação com as crianças, pais e funcionários foram realizadas para que possamos melhorar nossas propostas.

Murais explicativos com as propostas realizadas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:

Reforçando a autonomia com o projeto

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto á importância das intenções e intervenções nos momentos da merenda.
Descrição:

TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Avaliação e manutenção do espaço constante.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | COMUNIDADE LEITORA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:

Projeto implantado com a comunidade, distribuindo os livros de leitura infantil por nível, sendo iniciado com PRE II.

Crianças levam a sacolinha para casa e realizam a leitura com a família retornando no dia marcado.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | COMUNIDADE LEITORA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura.
Descrição:

Exploração do acervo pelas crianças e escolha sistematizada para leitura dos professores para sala de aula, empréstimo de livros realizados na secretaria para a comunidade contendo livros destinado aos adultos com empréstimo semanal, acompanhamento e manutenção constante do projeto.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque.
Descrição:

TFC de formação para os funcionários com atividades escritas, vídeos e proposta prática, montagem do cronograma de horários das atividades, manutenção e acompanhamento das atividades.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede “Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balance; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:

Estabelecendo com as equipes as manutenções das atividades e interação das crianças nas atividades propostas

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição